Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mais saborosos...

Um cantinho para saborear as comidas típicas do Paraná

Denise Ribeiro - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

No centro de Curitiba, uma casa de esquina construída em 1919 e tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade é, há 16 anos, o endereço para turistas e paranaenses que quiserem encontrar num só lugar pratos típicos da culinária do Estado, como o barreado, a quirera da Lapa, o arroz de cordeiro, o feijão tropeiro e uma série de receitas a base de pinhão. Agora, com a chegada do inverno e o pinhão novinho, os pratos ficam ainda mais saborosos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O buffet do restaurante Estrela da Terra tem frango ao molho de pinhão, frango gratinado com pinhão, arroz de cordeiro e pinhão, arroz São João (com bacon, pinhão e salsinha) e carne ao molho de cerveja escura e pinhão. Além do doce de pinhão, que parece uma versão mais leve (e tão saborosa quanto) do estrogonofe de nozes. O buffet de sobremesas tem também maçã ao vinho e doces de abóbora, banana, mamão verde e carambola. Os outros pratos salgados que completam a mesa são charque na moranga e paçoca de charque.

Continua depois da publicidade


A atual proprietária do Estrela da Terra, Aline Guerra, conta que a idéia de reunir receitas típicas da culinária do Paraná foi das primeiras donas do restaurante, as irmãs Joana e Helena, que realizaram uma pesquisa para selecionar os pratos mais tradicionais da gastronomia local. ''Elas pesquisaram as origens do barreado, da quirera da Lapa. O arroz de cordeiro, por exemplo, é de São Luiz do Purunã'', explica Aline, que está no comando da casa há apenas quatro meses.


Carioca, Aline comeu seu primeiro barreado em Morretes. ''Achei horrível. Falei que nunca mais comeria na vida. Depois que comi aqui gostei'', revela a enfermeira, que se apaixonou por Curitiba desde a primeira visita à cidade. Aline e o marido vieram para a capital paranaense prestar o exame de faixa preta de uma arte marcial chino-tibetana chamada neikung. ''Adoramos a cidade e mudamos pra cá em um mês'', afirma Aline. O segundo passo foi comprar o restaurante de comida típica local, que mantém a mesma cozinheira desde a fundação, Donizetti Luiza Rosa Barbosa Pereira, conhecida como Lu. ''A cozinheira foi vendida junto. Os donos são novos mas a comida é a mesma, continua com o mesmo paladar'', garante Lu.

O Restaurante Estrela da Terra fica na Av. Jaime Reis, 176, em frente às Ruínas de São Francisco, próximo ao Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. Abre de terça a domingo, do meio-dia às 14h30. De terça a sexta-feira, o buffet livre custa R$ 16,90 por pessoa, incluindo o buffet de sobremesas. Aos sábados, domingos e feriados, o valor é R$ 24,90. Informações pelo telefones (41) 3222-5007 e 3527-7541.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade