Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos cuidados

Verão pede alimentação leve e rica em líquidos e frutas; saiba mais!

Redação Bonde com Assessoria
30 jan 2017 às 14:00
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O verão chegou e, nessa época do ano, não é indicado ingerir alimentos pesados e ricos em gordura, que além de serem pouco saudáveis podem causar mal-estar devido às altas temperaturas. O recomendado é manter uma alimentação leve e variada, evitando alimentos de difícil digestão nesses meses superquentes do ano.

"O verão é uma estação que não pede comida gordurosa. Pelo contrário, nos dias quentes podemos optar pelos alimentos leves, ricos em água, nutrientes e de fácil digestão. Além disso, é preciso se hidratar muito! Então, muita água, água de coco natural e sucos naturais sem açúcar são os nossos melhores amigos no calor", explica a nutricionista Melina Aniquini.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cardápio deve ser refrescante no verão e incluir folhas, verduras, carnes magras (peito de frango e peixe são ótimas opções) e frutas, principalmente as que possuem uma boa quantidade de água, como melancia, melão e abacaxi.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


"Não é preciso deixar o carboidrato de lado, mas se quiser um macarrão, por exemplo, prefira na forma de salada e a versão integral, que tem mais fibras e trazem um bem enorme ao organismo. E se for fazer um molho, escolha os leves, como os que têm o iogurte natural como base, não a maionese", aconselha.

Publicidade



Além de serem saudáveis, os alimentos leves são de fácil digestão e não dão aquela sensação de "inchaço", algo que acontece quando nos alimentamos com comidas pesadas.


Cuidados com a conservação dos alimentos

O calor pode ser um vilão para a boa conservação dos alimentos, o que pode causar problemas bem piores que uma indigestão. Alimentos expostos ao sol e mal conservados podem levar a uma séria intoxicação alimentar. Por isso, é bom ficar atento aos alimentos que consumimos fora de casa, seja no "food truck", na praia ou à beira da piscina.


"É preciso cuidado redobrado com a procedência e conservação dos alimentos, para a necessária higiene no processo de manipulação e armazenamento. No calor, o armazenamento inadequado contribui tremendamente para a multiplicação de diversos micro-organismos, como bactérias", alerta.

Portanto, uma boa saída pode ser levar alimentos de casa, bem higienizados e armazenados em uma bolsa térmica, por exemplo. "As frutas também são ótimas opções para o lanche na praia. Dá para levar água, frutas como maçã, uva, banana ou ameixa, ou ainda um mix de castanhas e frutas secas", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade