Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados necessários

Viagem: faça as compras antes de pegar a estrada e economize

Redação Bonde com Assessoria
14 fev 2017 às 15:42
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em um ano recheado de feriados prolongados, vale se organizar desde já e programar uma viagem para curtir com a família e os amigos na praia, na chácara ou até na casa de campo. Para viajar mais ao longo do ano, vale economizar em alguns itens como, por exemplo, nas compras de supermercado.

Em época de feriado e alta temporada, os preços dos alimentos nas regiões de turismo costumam ser mais salgados. A dica é sempre fazer as compras antes de sair da cidade. No entanto, alguns alimentos como carnes e peixes precisam de alguns cuidados especiais durante a viagem para evitar surpresas no destino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pensando nisso, Pedro Toledo, diretor de uma casa especializada em carnes e cortes especiais, traz algumas dicas de como garantir que o seu kit churrasco chegue fresquinho ao destino e também como organizar os itens na geladeira. "A carne é um produto vulnerável à ação de micro-organismos. Um bom transporte e armazenamento aumenta a durabilidade desses produtos e evita a contaminação", ressalta Toledo.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Carnes já preparadas

Para as carnes já preparadas não é necessário congelá-las se forem consumidas em até 24h. "Os temperos utilizados na preparação têm propriedades para brecar a proliferação de micro-organismos. Portanto, basta colocar em potes fechados ou embalar a carne e colocar dentro de uma caixa de isopor. Coloque uma quantidade de gelo proporcional à quantidade de carne e feche bem".

Publicidade


Vale ressaltar que este gelo não poderá ser usado para outra função. "A carne poderá soltar suco ou até mesmo sangue durante o trajeto. É importante que este material seja descartado após o uso e a caixa de isopor bem lavada".



Carnes congeladas

Publicidade


Para carnes congeladas, o ideal é separá-la em pequenas quantidades antes de congelar. Não é necessário colocar gelo no isopor. "Ao chegar no destino, o ideal é que a carne congelada volte para o congelador e a que as peças que vão ser consumidas em 24h sejam alocadas na geladeira".


Caso queira pegar uma quantidade para ser consumida e congelar o restante, o ideal é trocar de embalagem. Neste caso, deve-se retirar o produto da embalagem original e embalá-lo em filme PVC ou recipiente plástico. Coloque uma etiqueta com informações de quando a carne foi embalada e congelada", ressalta Toledo.

Publicidade


Na hora de descongelar a carne, a dica é preciosa: passe a carne do congelador para a geladeira, e não para a pia, evitando a proliferação dos micro-organismos. "Ela deve ser descongelada de dentro para fora, e não ao contrário. Quanto mais lento o degelo mais a carne volta às características originais. Depois de descongeladas, não devem retornar ao freezer e ser consumidas em até 3 dias", explica.


Embalagens à vácuo

Publicidade


O mais indicado é transportá-las assim mesmo, para abrir e temperar somente no momento de consumir o alimento. Prefira sempre as carnes embaladas à vácuo pois a ausência de ar faz com que o produto tenha maior durabilidade.


Outra dica importante é colocar os derivados de leite e outros alimentos perecíveis longe das carnes para evitar a contaminação cruzada. Produtos de limpeza e higiene também devem estar separados dos alimentos. Carnes congeladas devem ser descongeladas apenas uma vez. "No descongelamento ocorre uma perda de nutrientes presentes no líquido que conserva a carne. A dica é descongelar apenas a quantidade que for consumir", completa.

Publicidade


Para não errar no churrasco

As carnes devem ser retiradas da geladeira uma hora antes de ir para a churrasqueira pois quanto mais em temperatura ambiente ela estiver, melhor. Para completar o churrasco e fazer o evento perfeito, o preparo dos alimentos deve ser feito com calma e o churrasqueiro deve sempre observar o cozimento das carnes para garantir o ponto ideal de cada uma.


"Além do correto cozimento das carnes, outros fatores influenciam no resultado final, como a temperatura da churrasqueira, o tipo de grelha, a quantidade de ou tipo de sal, entre outros. O treino e a prática, além da paixão, levam cada vez mais o churrasqueiro a aprimorar seu churrasco", afirma Toledo.


Os acessórios utilizados no preparo do churrasco devem estar à mão de todo bom churrasqueiro. Espetos adequados, carvão de qualidade e facas com um bom corte são itens fundamentais.

Alguns truques na hora de cortar a carne influenciam diretamente na maciez. "O corte da carne deve seguir contrário à linha das fibras para que ela fique mais suculenta. Utilizar uma pinça ao invés de garfo também evita que ela fique seca", finaliza Toledo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade