Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qualidade de vida

Aprenda a montar um prato equilibrado nos restaurantes por quilo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jul 2022 às 17:18
- Meruyert Gonullu/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o avanço da vacinação, muitas pessoas já começaram a vivenciar o modelo híbrido de trabalho e, consequentemente, voltaram a frequentar algumas vezes na semana os restaurantes por quilo na hora da pausa para o almoço. Por oferecerem uma grande variedade de alimentos e a custo mais acessível, estes tipos de estabelecimentos costumam ser os preferidos dos trabalhadores. Mas, para manter uma alimentação nutritiva e equilibrada, é preciso estar atento ao tipo de comida que vai compor o seu prato. Ao fazer isso, é possível unir sabor e saudabilidade na mesma refeição, e, consequentemente, conquistar mais qualidade de vida.


Pensando em ajudar o trabalhador a fazer a composição de um prato balanceado, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado, da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou algumas dicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Evitar frituras e doces é uma recomendação para a vida, e isso inclui o almoço no restaurante por quilo. Invista em alimentos mais saudáveis, como verduras, legumes e proteínas magras, como frango, peixe e carne vermelha (sem gordura aparente). Além da escolha dos alimentos, é importante prestar atenção no tipo de preparação das refeições. Escolha preparações mais simples, sem muitos ingredientes ou molhos gordurosos, por exemplo. A dica também vale ao temperar sua salada. Use o azeite de oliva com moderação e evite molhos industrializados. Fazer uma refeição leve contribui para uma melhor disposição após o almoço", orienta a nutricionista Soraia Batista.

Leia mais:

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar

Divida o prato em quatro partes:

Publicidade

Separe duas partes para saladas e legumes cozidos ou assados, de preferência. Opte por alimentos da safra, que estão no período de maior abundância e estão mais frescos e saborosos. No mês de julho, por exemplo, vale à pena consumir agrião, cenoura, cogumelo, couve, ervilha, escarola (ou chicória), espinafre, inhame, mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha, milho-verde, palmito e pepino. Assim, você faz uma refeição nutricionalmente equilibrada!


Separe um quarto do seu prato para proteínas, que podem ser de origem animal ou vegetal. A medida para a proteína animal é uma porção de carne magra do tamanho da palma da sua mão ou, então, dois ovos. Dê preferência para grelhados, assados ou cozidos. As proteínas de origem vegetal estão em leguminosas como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico.


O último quarto de seu prato deve ser composto por carboidratos. Aqui entram raízes como batatas, inhame e cará, bem como o arroz e as massas. Sempre priorize o consumo de alimentos integrais para ter mais fibras, que ajudam a tornar a digestão mais lenta, e aumentam a sensação de saciedade.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade