Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Confira 4 dicas para não cair em golpe na hora da compra de ervas e especiarias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 mar 2024 às 14:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao adquirir de temperos adulterados, além do prejuízo financeiro, o consumidor ainda pode colocar a saúde em risco


Se você pensava que a falsificação ocorria exclusivamente em artigos como bolsas e produtos de luxo, prepare-se para uma surpresa temperada: no mundo das especiarias, a prática também acontece. Pesquisas conduzidas pelo Instituto Adolfo Lutz entre 2017 e 2019 apontaram fraudes em ervas e especiarias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, a escolha criteriosa dos ingredientes utilizados nas refeições diárias é de extrema importância e a atenção deve ser redobrada sobretudo quando a compra for a granel ou de marcas desconhecidas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Segundo Iramaia Figueiredo, especialista em Assuntos Regulatórios na General Mills, da Kitano, “optar por produtos embalados por fabricantes de alimentos confiáveis é uma forma de garantir maior segurança. As empresas devem atender diversas regulamentações que garantem a qualidade higiênico-sanitária e evitam o risco de contaminação dos alimentos”, afirma.

Publicidade


Diferente dos padrões de qualidade seguidos pelas indústrias, que passam por vistorias constantes em cada etapa do processo para assegurar a confiabilidade dos produtos embalados, temperos a granel têm fiscalização menor, devido a quantidade de lojas. Assim, o risco de contaminação ou adulteração é muito maior em relação à compra de um produto industrializado.


Para Manoella Tarouco, gerente de Marketing Sênior para Kitano na General Mills, muito além de preço, é importante que os consumidores estejam cientes dos riscos e adotem medidas de precaução ao comprar ervas e especiarias. 

Publicidade


“Nem todas as empresas seguem as normas ou possuem certificações de qualidade, por isso é preciso atenção na hora da compra, e dar preferência às empresas idôneas que seguem os rígidos padrões de qualidade. Produtos vendidos a granel também são mais suscetíveis à contaminação e adulteração”, avalia.


Para ficar por dentro do processo que envolve a cadeia alimentícia na área de ervas e especiarias, ela dá algumas dicas para uma compra segura. Confira abaixo.

Publicidade


Prefira produtos embalados e de marcas conhecidas


A cadeia de suprimento de ervas e especiarias é extensa, complexa e globalizada. E é exatamente essa complexidade, associada a questões de demanda, que acabam criando oportunidades para a adulteração de ervas e especiarias. É aconselhável que o consumidor opte pela compra de ervas e especiarias de empresas reconhecidas no mercado que possam garantir e comprovar seus controles de qualidade no momento da compra da matéria-prima e, também, no envase.

Publicidade


Desconfie de produtos com valores abaixo da média


Produtos com valores atraentes, praticados abaixo da média do mercado devem ser bem analisados, pois podem estar “encurtando” algum processo de controle que, no final, fará grande diferença na qualidade. Fatores como adulteração ou falta de fiscalização em alguma das etapas estão sujeitos nesse tipo de produto que é “barateado”.

Publicidade


Análise da qualidade dos temperos e prazo de validade


O prazo de validade é estabelecido por meio de diferentes testes realizados pela indústria de alimentos que garantem que oproduto manterá as características sensoriais (sabor, cor, aroma) e segurança de consumo até a data indicada no rótulo. Para os produtos vendidos a granel, é difícil identificar se são seguros do ponto de vista microbiológico, pois são mais susceptíveis à adulteração (fraude) e contaminação. Outro ponto de atenção é o local de armazenamento e embalagem neste tipo de situação, pois falhas humanas podem ocorrer no manuseio dos temperos.


A importância da embalagem para proteção


As embalagens de ervas e especiarias foram desenvolvidas para manter as características sensoriais e segurança do alimento. No caso de ervas e especiarias vendidas a granel, não se pode garantir esse controle.


Imagem
Dadinho de tapioca com queijo coalho na airfryer
Dadinho de tapioca com queijo coalho na airfryer
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade