Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde

Confira 5 vitaminas presentes nos alimentos para fortalecer cabelos e unhas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
08 jun 2021 às 14:56
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muita gente aposta em cosméticos caros para cuidar dos cabelos e das unhas, mas esquece que os cuidados precisam começar de dentro para fora. Portanto, é fundamental manter uma alimentação balanceada, que proporciona os nutrientes necessários para promover saúde ao organismo.


O médico Paulo Lessa e a dermatologista Karla Lessa, que, juntos, coordenam o Instituto Lessa em Vitória (ES), listam cinco vitaminas essenciais para quem deseja ter cabelos e unhas sempre fortes e bonitos. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Vitamina A

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Segundo Karla Lessa, a vitamina A tem o poder de regenerar os tecidos da pele e manter a hidratação do cabelo. "Além disso, ela ajuda os fios a crescerem mais rápidos e mais fortes, assim como as unhas”, explica.

Publicidade


2. Vitaminas do complexo B

Todas as que fazem parte deste grupo são determinantes para a manutenção da saúde capilar.


"A vitamina B3, por exemplo, aumenta a circulação do couro cabeludo, o que ajuda a manter a força dos fios. Já a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, oferece inúmeros benefícios para a saúde dos cabelos, pele e unhas. A sua deficiência é uma das principais causas da queda de cabelo”, descreve a profissional.

Publicidade


3. Vitamina C


Considerada um antioxidante natural, a vitamina C reforça a imunidade e auxilia na prevenção do envelhecimento, principalmente da pele. "Mas a mesma vitamina potencializa a produção de colágeno e de proteínas que fazem a diferença quando o assunto é cabelo e unha”, acrescenta.

Publicidade


4. Vitamina D


Tem uma importante função para a saúde capilar: cria novos folículos pilosos e auxilia na saúde dos já existentes.

Publicidade


"Os folículos pilosos são os poros por onde os fios de cabelo nascem. Quando eles estão saudáveis, os cabelos crescem fortes e bonitos. Quando estão danificados, os fios ficam mais frágeis e propensos a cair”, aponta a dermatologista.


5. Vitamina E

Publicidade


Da mesma forma que a vitamina C atua, a vitamina E também possui efeito antioxidante. "Ela ainda auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo e fortalece as unhas. É sempre uma boa pedida.”


Como incluir essas vitaminas na dieta alimentar

Existem vários produtos de beleza, como ampolas e shampoos que apresentam vitaminas em suas fórmulas, mas a maneira mais eficaz de se beneficiar das propriedades desses nutrientes é por meio da alimentação.

Publicidade


"A carência de vitaminas para o cabelo e unhas pode causar problemas mais sérios, como queda excessiva e ressecamento. Portanto, é essencial ter hábitos alimentares adequados”, afirma o médico Paulo Lessa. Ele indica os alimentos que possuem cada uma das vitaminas citadas acima.


"A vitamina A está presente em alimentos de cor laranja, como a cenoura e o mamão. Ela também pode ser encontrada no espinafre e na gema de ovo”, recomenda.


"Carnes brancas, como frango e peixe, são ricas em vitamina B3. Já a B5 pode ser consumida por meio de brócolis, batata, abacate e carne de fígado. As pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas encontram certa dificuldade para suprir as necessidades de vitamina B12, já que ela está contida, principalmente, em alimentos de origem animal. Nesses casos, o mais indicado é investir em suplementação”, pontua o profissional.


Quando falamos de vitamina C, é comum que as pessoas pensem na laranja, mas essa não é a única fonte possível. "É uma das mais acessíveis, podendo ser consumida a partir de frutas como kiwi, morango, acerola, limão, goiaba e caju, além de brócolis e pimentão”, orienta Paulo.

"Por sua vez, peixes, frutos do mar, ovos, leite e cogumelos são os alimentos mais indicados para quem quer investir em vitamina D. A vitamina E, por outro lado, está presente em óleos vegetais, no gérmen de trigo, nas nozes, sementes, grãos e em folhas verdes”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade