Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Comida é saúde!

Confira seis alimentos que ajudam a aliviar o estresse

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 mai 2021 às 12:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo vive um momento de estresse e ansiedade. No dia a dia, torna-se cada vez mais difícil manter a calma, seja com os problemas mais simples. Uma das maneiras de aliviar esses sintomas é apostar em alguns alimentos que aumentam o nível de serotonina no organismo – substância responsável por regular nosso sono e melhorar nosso humor e bem-estar.


"Em meu consultório, tenho visto nos últimos meses que o estresse provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Acaba impedindo o paciente de viver a vida com mais leveza e os ataques de gula também são creditados a ele", afirma o médico Paulo Lessa. "Se não procurar ajuda, pode levar à depressão e síndrome do pânico, principalmente se estiver junto com ansiedade."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há tratamentos e terapias para controlar o estresse, mas a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno. "Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente na diminuição do estresse", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


A seguir, confira opções eficientes para aliviar o problema.

Publicidade


Chocolate


"O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. Por conta disso, é tão amado e super efetivo na missão de diminuir o estresse", aponta.

Publicidade


Banana


Uma das frutas mais populares do Brasil também é poderosa no combate ao estresse. "A banana também é ótima para atenuar os sinais de depressão e ansiedade. Além disso, proporciona saciedade graças ao seu teor de triptofano, que estimula a produção da tão desejada serotonina."

Publicidade


Ovo


Outra alternativa possível de alimento é o ovo, pois também ativa o triptofano. "Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a serotonina. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, o ovo também melhora o desempenho do cérebro por conta de um nutriente conhecido como colina. Presente na gema do ovo, é essencial para desenvolver a região relacionada à memória."

Publicidade


Carboidrato


Os carboidratos, provenientes dos cereais, seja na sua forma simples ou integral, também podem atenuar o estresse, assim como as frutas mais adocicadas. "Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. O arroz, aveia, feijão, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar.”

Publicidade


Carnes e peixes


Segundo Lessa, as carnes e peixes são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem a serotonina. "Eles apresentam outro aminoácido, chamado taurina. Ele aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade."

Publicidade


Chá


Para se sentir mais calmo, uma possibilidade é o consumo de chás naturais. "Às vezes, até nos esquecemos da quantidade de soluções que a natureza nos oferece quando o assunto é saúde e bem-estar. O chá de erva-doce é ótimo para acalmar dores de cabeça, palpitações e estresse. Já o de camomila é famoso por ser calmante. Ele é eficiente porque possui a substância apigenina, que tem propriedades ansiolíticas e sedativas”, recomenda.


As folhas do maracujá são capazes de criar um chá super eficiente. "Nas folhas é que se encontra boa parte das substâncias capazes de trazer tranquilidade. Caso sua intenção seja um sono mais tranquilo, por exemplo, faça a ingestão do chá pertinho da hora de ir para a cama", orienta o médico.

"Lembrem-se que chá verde, chá preto, chá de gengibre, hibisco, café e guaraná em pó devem ser evitados à noite, uma vez que podem atrapalhar seu sono e, com isso, piorar o quadro de ansiedade", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade