Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gastronomia pascal

Conheça as tradições de Páscoa ao redor do mundo

Heloisa Corso - Estagiária*
02 abr 2021 às 18:32

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já parou para pensar como é comemorada a Páscoa ao redor do mundo e quais os pratos típicos? Diretamente ligado ao cristianismo, a crença vem da ressureição do profeta Jesus Cristo. Contudo, deriva de elementos da tradição judaica.


Brasil

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Páscoa brasileira, as crianças são presenteadas com ovos de chocolate que são 'trazidos' pelo Coelho da Páscoa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incríveis!

Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas

Imagem de destaque
Pacumê

Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas

Imagem de destaque
"Isso não é uma arte!"

Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões

Imagem de destaque
Versátil

Rúcula está na época em dezembro: faça 12 receitas fáceis e deliciosas


Por ser um país muito extenso, cada região do Brasil celebra de uma maneira diferente ao redor da mesa. No nordeste, por exemplo, o quibebe, um tipo de purê de jerimum, é consumido na Sexta-feira Santa no lugar da carne vermelha. Por outro lado, no norte, o pirarucu à casaca é a atração das mesas. Já no centro-oeste, influenciados pelos vizinhos paraguaios, eles consomem a famosa chipa, bem parecida com um pão de queijo temperado com cheiro verde. Na região sudeste, a bacalhoada não pode faltar na mesa. Enquanto no sul a paska, pão feito em casa e que deve ser benzido na primeira missa do domingo, é indispensável.

Publicidade


Alemanha


Mesclando as culturas germânicas e cristãs, o prato típico do país é o Osterlamm (cordeiro de páscoa, em tradução livre), que é um assado de carne que está sempre na mesa dos alemães no domingo. No período, o povo molda a massa assada e formato de animais para alegrar a ceia.

Publicidade


México


Nada de ovos, coelhos e tetos de chocolate por lá, onde a Páscoa é religião pura. A família se reúne ao redor da mesa e o menu é festivo, mas não há pratos especiais. Entretanto, uma comida muito consumida na quaresma, período que antecede a Páscoa, é a capirotada, um pudim de pão, canela, nozes, frutas (secos ou frescos) e queijo envelhecido

Publicidade


Argentina


Aqui, a data tem um tom mais comercial que no Brasil, principalmente na tradição de compras de ovos. Um prato tradicional em toda mesa é a torta pascualina, torta salgada e vegetariana, com recheio de espinafre com ovos.

Publicidade


Itália


Como em qualquer festividade, o jeito certo de se passar na Itália é ao redor da mesa. O cardápio conta com o famoso abbacchio italiano, que consiste na carne de um cordeiro novo criado apenas com leite, além do pão doce que até se parece com Panetone, o Colomba Pascal. Esta refeição reúne toda família e pode levar horas.

Publicidade


Estados Unidos da América


Em qualquer episódio de páscoa americano, é possível ver o "Easter Egg Hunt”, uma caça a ovos cozidos e decorados. O destaque é para o marshmallow, mas eventualmente surgem coelhos de chocolates - o que não é tão comum quanto no Brasil. No almoço, o banquete é composto por um peru assado.

Publicidade


Inglaterra


A Semana Santa é um pouco maior do que no Brasil. O feriado conhecido como Pascoela estende-se até a segunda-feira. A comida tradicional lá são os hot cross buns, pães doces feitos com passas e marcados com uma cruz em cima.


Portugal


Diferente do Brasil, o bacalhau não é uma tradição pascal, visto que é a estrela da cozinha o ano inteiro. Quem não liga para a tradição de comer não comer carne durante a semana santa costuma preparar assados como o folar, um tipo de empadão recheado de frango. As amêndoas de Páscoa, cobertas com açúcar ou chocolate, são consumidas nesta época festiva.


Hungria


Em uma tradição pra lá de divertida, as meninas correm rua abaixo enquanto os meninos as molham com baldes de água. Após a brincadeira, challah, um pão trançado com carnes fria, é o mais comum no país.


Espanha


Com 70% da população formada por católicos, a semana santa enfeita a cidade com procissões. A refeição é um pouco mais simples que a dos outros países, consistida pelas torrijas, também conhecidas como rabanadas.


Grécia


O país segue o catolicismo ortodoxo, um pouco diferente do romano que se conhece no Brasil. No decorrer da semana santa, que precede o domingo de Páscoa, os gregos seguem costumes e tradições que incorporam o sentido de renovação, ressurgimento e esperança. O prato que não pode faltar é o cordeiro assado com batatas, seja no forno ou em espetos giratórios especiais, além de saladas e muitas bebidas, dentre elas o vinho.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo