26/11/20
PUBLICIDADE
Amor maior

Dia do Macarrão: saiba mais sobre esse alimento amado e versátil

iStock
iStock


Dia 25 de outubro foi a data escolhida para comemorar o dia mundial e o dia nacional do macarrão. O macarrão é um dos alimentos mais tradicionais e acessíveis do mundo. Ele é prático e versátil, podendo ser preparado de diversas formas, com molhos variados, que o fazem assumir versões diferentes em países diferentes.


De acordo com a Organização Mundial de Pasta (IPO), no Brasil são consumidos, por ano, cerca de 6 kg de macarrão por pessoa. Ele ainda está presente em 99,3% das casas brasileiras, segundo dados da pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

iStock
iStock


Para falar mais sobre esse queridinho da culinária mundial, conversamos com a nutricionista Valéria Mortara. Ela comenta que além de ser uma ótima fonte de carboidratos, o macarrão "é um alimento que tem tradição, então ele tem gosto de afeto”.

Valéria explica que o macarrão é um alimento muito antigo e, a não ser no caso de pessoas que têm intolerância ao glúten ou doença celíaca, não tem contraindicações. Essas pessoas precisam consumir um tipo especial de macarrão, de acordo com as suas restrições alimentares.

Ela chama atenção para o fato de o macarrão ter sido colocado como vilão pelo senso comum, quando na verdade "o alimento em si ele não é bom ou ruim, ele depende da quantidade, da hora e da pessoa”.

iStock
iStock


O macarrão sozinho não oferece todos os nutrientes necessários para uma alimentação completa. Ele precisa ser complementado com outros alimentos, assim, combinações de macarrão com vegetais ou algum tipo de proteína são opções mais completas. Valéria destaca que "Está tudo bem você comer um macarrão no alho e óleo, mas só com ele você não tem todos os nutrientes necessários”.

iStock
iStock


A nutricionista deixa claro que quando fala sobre as características do macarrão está levando em consideração macarrões feitos com base em farinha e ovos ou farinha e água, que são os dois tipos de macarrão produzidos, mas que "Quando a gente fala em macarrão instantâneo, tipo miojo, é outra coisa porque é um alimento ultraprocessado, esse macarrão não é legal”.

Valéria ainda deixou uma receita rápida e prática chamada "Macarrão para quem mora sozinho”, confira!

(*sob supervisão de Fernanda Chirchia)
Victória Vischi - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados