Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação saudável

Entenda os principais benefícios das leguminosas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 mar 2022 às 16:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com mais de 18 mil espécies disponíveis para consumo, as leguminosas são ricas em proteínas e importantes aliadas da alimentação saudável. Para entender os benefícios que cada grão oferece, em termos de nutrientes e calorias, a nutricionista do Grupo Conexa, Danielle Toledo, explica um pouco a respeito desse grupo alimentar.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Be-a-bá das leguminosas 

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa

 

Publicidade

No dia a dia, as leguminosas comumente consumidas são o feijão, a ervilha, o amendoim, a soja, entre outros. Segundo Toledo, por serem alimentos complexos no ponto de vista nutricional, elas são ótimas fontes de proteínas vegetais, responsáveis por auxiliar na manutenção dos órgãos e sistemas vitais do corpo. Além disso, esses grãos também promovem saciedade, fornecem energia, colaboram com o trânsito intestinal e ainda são repletos de vitaminas do complexo B, que contribuem no equilíbrio da ansiedade, estresse, fadiga e concentração. “Vale destacar que o consumo regular favorece a prevenção de doenças, como câncer, diabetes e obesidade”, acrescenta. 

 

Publicidade

De olho na balança

 

Publicidade

Uma alimentação equilibrada deve ter, pelo menos, 75% de vegetais, portanto, não é necessário se preocupar com o teor calóricos desses alimentos. Toledo explica que as leguminosas, sozinhas, não engordam, mas é importante consumí-las de forma variada, para garantir novos sabores. A maioria desses alimentos têm uma quantidade elevada de fibras e proteínas, além de baixo índice glicêmico.

 

Publicidade

Custo-benefício

 

Publicidade

Mesmo com a alta dos preços, o feijão, popular na culinária brasileira, segue tendo um ótimo custo-benefício. O alimento, que normalmente é consumido com arroz, é versátil e se apresenta em vários tipos, como preto, branco e carioca, sendo capaz de fornecer os nutrientes essenciais para o corpo.

  

Publicidade

Uma lista para deixar na porta da geladeira 


Para te ajudar na escolha da leguminosa durante as compras, confira uma lista com os cinco grãos que têm excelentes benefícios, incluindo um bom índice calórico. 

 

1) Feijão: 100g do produto fresco, cozido em água, sem sal, contém 5,7g de proteína e 4,2g de fibras. Ele, assim como todos os alimentos de origem vegetal, não contém colesterol, além de ser uma importante fonte de ferro, cobre e fósforo. Todos os tipos são igualmente nutritivos; 

 

2) Soja: 100g desse alimento contém 30g de proteínas, quantidade similar encontrada em pequenos filés de carne de frango. Ela é utilizada para substituir carnes e para produzir queijos, como o tofu. É rica em fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco; 

 

3) Grão de bico: 100g dessa leguminosa apresenta 20,9g de proteínas, 6,4mg de ferro e 42mg de cálcio. É rica em magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e vitamina A.  Por ter essas propriedades, ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de manter os níveis de glicose do sangue equilibrados. Pode ser consumido em saladas, sopas, caldos, pastas e demais preparados; 

 

4) Lentilha: por ter uma grande quantidade de fibras solúveis, ajuda a diminuir o colesterol ruim. É rica em potássio, cálcio e ferro, se tornando uma importante fonte de fibras vegetais, além de trazer uma propriedade antioxidante, pelas isoflavonas presentes no grão; 

 

5) Tremoço: tem um aporte calórico muito reduzido, um elevado teor de água e traz em sua composição - a cada 100g -, 16g de proteína e 5% de fibra. Ele não apresenta muita gordura (somente 2%) e conta vitaminas e sais minerais. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade