Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Curiosidade

Forno que assou 1ª pizza margherita é aceso depois de 134 anos na Itália

Ansa Brasil
11 dez 2023 às 18:00

Compartilhar notícia

- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O forno utilizado para assar a primeira pizza margherita "oficial" da Itália, ofertada para a rainha Margherita durante visita dela a Nápoles em 1889, foi aceso novamente depois de 134 anos.


A cerimônia se deu por ocasião da celebração dos seis anos do reconhecimento da "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos" pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Imaterial da Humanidade em dezembro de 2017.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O antigo forno do Real Bosco, de Capodimonte, município italiano na região do Lazio, foi reacendido no Giardino Torre, onde foi produzida a primeira pizza margherita.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nham!

Castanha-do-Pará: Prepare sete receitas deliciosas

Imagem de destaque
Ranking francês

14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo no La Liste

Imagem de destaque
Saiba quais

Governo lista sete marcas de café impróprias para consumo

Imagem de destaque
Gastropub

Cão Véio terá inauguração em Londrina com Henrique Fogaça e Badauí


A história, que já virou lenda, conta que o pizzaiolo italiano Raffaele Esposito, convocado ao Palácio Real, preparou três pizzas diferentes: a mais antiga - com banha, manjericão, pecorino e pimenta - , uma marinara e outra em homenagem às cores da bandeira italiana e a mais popular que levava o nome da rainha na época.

Publicidade


Nos dias atuais, o local, considerado um antigo pomar real, tem belas torres e foi aberto ao público depois de um longo e cuidado projeto de recuperação e restauro arquitetônico e botânico.


O "Giardino di Delize dei Borbone" voltou ao esplendor original no verão passado, tornando-se um ambiente de lazer e um lugar em que é possível saborear pizzas históricas.

Publicidade


"Lugar simbólico do nosso projeto, o grupo empresarial Delizie Reali, vencedor do concurso europeu, trabalhou a botânica para salvar aquele patrimônio. Caminhar por um jardim histórico é uma experiência cultural. Uma criança educada nesta floresta terá outra vida. É minha crença e funcionou", detalhou Sylvain Bellenger, diretor do museu.


A administradora do Delizie Reali, Nunzia Petrecca, comentou que uma pesquisa histórica e artística foi feita para melhor expressar a vocação do novo local. "O grande desafio é tornar tudo isto produtivo".


A visita ao local ainda contou com a presença do prefeito de Nápoles, Gaetano Manfredi, que definiu o espaço como "uma cidade dentro da cidade". "Este também era o lugar mais avançado tecnologicamente da época. Agora o grande sonho se tornou realidade, espero que no futuro haja o mesmo cuidado que foi levado Bellenger", finalizou.


Imagem
Londrina EC e SM Sports assinam rescisão de contrato
Após semanas de indefinições, Londrina EC e SM Sports finalmente chegaram a um acordo e anunciaram na noite desta segunda-feira (11) o rompimento do contrato
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo