Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Conheça!

Liquidificador, mixer ou processador? Saiba como usar cada um

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 jun 2021 às 14:39
Continua depois da publicidade

Com tantos utensílios indispensáveis, é comum ficar em dúvida na escolha do produto certo para cada receita. O liquidificador, o mixer ou um processador de alimentos podem, à primeira vista, parecer muito similares, porém, cada um tem uma função específica na culinária para aprimorar as suas receitas e deixar os preparos mais práticos.

Continua depois da publicidade


A KitchenAid separou algumas dicas para escolher a ferramenta certa para cada receita, inspirada naqueles que buscam novas técnicas para elevar o nível de suas receitas com praticidade e conveniência.

Continua depois da publicidade


Quando usar o mixer?


O mixer é uma opção leve, versátil e fácil de usar - perfeito para quem mora sozinho ou cozinha pouco. Uma das suas principais características é que ele é portátil, o que significa que você pode utilizá-lo no próprio copo em que pretende fazer sucos ou vitaminas ou diretamente na panela.

Continua depois da publicidade


O mixer é muito útil principalmente para preparações rápidas e práticas, ou mesmo para arrumar um molho ou melhorar a consistência de um purê durante o cozimento, mas não é indicado para bater alimentos totalmente secos ou para volumes muito grandes.


Quando usar o liquidificador?


O liquidificador é um dos itens mais populares na cozinha dos brasileiros. Ele tem como função liquidificar, misturar, triturar. É famoso no preparo de várias receitas - como vitaminas , pudins, sopas e panquecas -, geralmente se torna indispensável, e muito útil. Ele é um produto mais robusto, que aguenta quantidades grandes de ingredientes e usa muita força para o preparo.


É interessante saber que o liquidificador tira o ar dos alimentos, sendo, por isso, usado para aumentar a densidade, então se a sua intenção for fazer chantilly, massas aeradas e mais fofas e misturas líquidas muito quentes, é melhor utilizar o mixer de mão ou a batedeira.


Quando usar o processador?


O processador de alimentos não só mistura, mas também corta, fatia, rala, processa, ou seja, é ideal para quem quer fatiar ou ralar legumes, queijo, ou processar vários ingredientes ao mesmo tempo. Ele é capaz de resistir à dureza de vários alimentos, como castanhas e legumes crus. É muito utilizado para picar cebola e alho para o preparo de temperos, além de conseguir preparar molhos com maestria.


O processador tem poder para transformar qualquer alimento sólido em farinha. A hélice pega desde o eixo do motor até a parede do suporte, então ele gira muito rápido e não deixa nada grudado em volta. No entanto, vale lembrar que ele não é a melhor opção quando você tem pouca quantidade de alimentos, já que não será capaz de trabalhar corretamente e não funciona tão bem para massas ou misturas muito líquidas.

Uma opção é o mini processador, uma versão menor do processador comum, é mais prática, mas possui a mesma precisão no corte e lâmina multiuso, é capaz de preparar molhos e cremes com muita eficiência, além de ser ideal para picar rapidamente ingredientes.


Continue lendo