Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já!

Nutricionista dá dicas para fortalecer imunidade no frio

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 mai 2021 às 10:14
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tempo esfriou, o inverno vem chegando em tempos de pandemia e a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco dá algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico nos dias de frio. "Devemos ter alguns cuidados com a alimentação. Existem alguns alimentos que contribuem com nutrientes e compostos bioativos que podem nos ajudar", explica.


A profissional cita os seguintes exemplos:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


– Repolho: fonte de glutationa, poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


– Alho: função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Publicidade


– Amêndoas: ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, ajuda a proteger o sistema imune da oxidação, principalmente em situações de estresse.


– Batata doce: fonte de betacaroteno, precursor de vitamina A, é um nutriente fundamental para o sistema imunológico. Pode ser usada no lugar do pão no café da manhã, cozida, ou em purê e sopas.

Publicidade


– Shitake: rico em vitaminas do complexo B que ajudam na proteção do corpo, também oferece efeitos antivirais e antibacterianos, um super reforço à imunidade.


– Orégano: ótimo contra intoxicações alimentares, contém carvacrol, que ativa as defesas do corpo. Para garantir os benefícios, deixe para salpicá-lo só depois do prato já pronto.

Publicidade


- Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.


– Erva Dente de Leão: aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilize na forma de chá, com 1 colher chá para 1 xícara de água aquecida.

Publicidade


– Frutas cítricas: fontes de vitamina C, são responsáveis pela cicatrização de feridas, fraturas e contusões, e atua no processo inflamatório e na integridade das mucosas. Consuma em forma de sucos ou frutas in natura.


- Própolis: contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Publicidade


- Óleo de coco - o ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco tem propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.


Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está em melhorar o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins


Evite sopas instantâneas e macarrões instantâneos que são muito utilizados no inverno devido a praticidade. Esses alimentos podem aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares. Esse tipo de refeições não trazem nenhum benefício ao sistema imunológico, uma vez que a quantidade de nutrientes é mínima, são alimentos ricos em sódio, glutamato monossódico que é um realçador de sabor e aditivos nada saudáveis.

Vale a pena tirar um tempinho para fazer umas sopinhas e congelar para o seu dia ficar mais pratico. Utilize legumes e verduras frescas, carne magra ou frango e temperos naturais .


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade