Uma das melhores coisas do mês da festa junina é a culinária. Milho, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, amendoim, pipoca, quentão e tantos outros quitutes que fazem a alegria de quem não tem restrição alimentar. Quem precisa ir com calma nas guloseimas pode contar com opções para se divertir e se aquecer com a gastronomia típica. A nutricionista e consultora da Cuida Bem, Bruna Pavão, explica que a festa junina pode ser muito democrática.
Para quem precisa perder peso ou tem diabetes, produtos zero açúcar são indicados, juntamente com uma alimentação saudável, além de alimentos in natura, como o amendoim, milho ou mesmo a pipoca, que podem deixar a festa mais saborosa.
Para os veganos, que têm mais restrições no cardápio pela não ingestão de qualquer alimento que seja de origem animal ou que contenha matéria-prima animal, a dica é substituir. O leite comum dos bolos de fubá e de milho, por exemplo, pode ser trocado por leites vegetais e o ovo por chia e linhaça, se o objetivo for dar liga à massa. “Basta usar a criatividade para que as receitas da festa junina possam ser feitas sem nenhum ingrediente animal”, pontua a especialista.
Leia mais:
Árvore e guirlanda de Natal com queijos, aperitivos decorativos
Pudim: faça 17 receitas fáceis e deliciosas
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Vale lembrar que uma dieta saudável precisa passar pelo crivo de um profissional, pois é individual. “É importante manter o equilíbrio sempre”, recomenda. Se você tem dúvidas, consulte seu médico ou um profissional especializado, como um nutricionista, para garantir que está consumindo todos os nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.