Notícias

Para uma boa harmonização: conheça 3 pratos que combinam com vinho rosé

04 jun 2021 às 14:54

Os vinhos rosés são bastante populares na Europa durante o verão e por aqui estão ganhando cada vez mais espaço. É uma bebida leve, fresca e com sabor frutado, uma combinação fácil de agradar os mais diversos gostos, então definitivamente é uma boa pedida para todos que apreciam um bom vinho. Além disso, existe uma boa variação de rosés – alguns mais aromáticos, outros mais encorpados –, então o que não faltam são opções.


Agora a pergunta que não quer calar: quais são os melhores pratos para acompanhar um vinho rosé? Por mais que ele combine com praticamente qualquer coisa, só é possível apreciá-lo da melhor forma com alimentos que atinjam uma certa harmonia com seu sabor. Confira três pratos deliciosos que são perfeitos para acompanhar a bebida.


Carnes


Não é só o vinho tinto que cai bem com carnes! No geral, qualquer tipo de carne – desde as vermelhas e mais temperadas até as brancas, que costumam ter um sabor mais suave – casa bem com um vinho rosé, pois acaba causando um grande contraste no paladar.


O vinho rosé é mais doce e ácido, enquanto as carnes são mais salgadas e possuem um sabor mais forte, principalmente as que são mais gordurosas. Além disso, a bebida também vai bem quando acompanhada de peixes variados, então qualquer tipo de carne é uma boa escolha.


Tábua de frios


Aquela clássica tábua de frios com tudo que temos direito também é um excelente acompanhamento para um bom vinho rosé. A variedade de petiscos que podem ser incluídos nesse prato é bem generosa, sendo que a maioria deles possui sabores muito distintos um do outro, mas todos contrastam bem com o gosto frutado do rosé.


Aqui, pode ser incluso queijos brancos ou muçarela, azeitonas, presunto, castanhas, amendoim e vários outros. Os queijos e o amendoim ficam a cargo dos sabores mais salgados, enquanto o presunto e as castanhas são os mais adocicados, e, por fim, temos o azedo das azeitonas. Uma excelente combinação!


Massas


O vinho rosé já é ácido, mas também surpreende ao ser acompanhado de massas com molho de tomate, que também possui uma acidez alta. Nesse caso, é o sabor adocicado do vinho que prevalecerá e trará o equilíbrio perfeito entre a refeição e a bebida.

Qualquer massa que caia bem com esse tipo de molho dá conta do recado, então a lista é bem diversa: macarrão, pizzas, nhoque e muitas outras. Todas serão ótimos acompanhamentos.


Continue lendo