Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Amadas pelo público

Projeto Massa Fresca: uma crônica culinária no mundo das massas

Victória Vischi - Estagiária*
26 jan 2021 às 15:21
- Arquivo pessoal/Andressa Prato
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Macarrão, capeletti, ravióli, gnocchi (ou nhoque) e tantas outras formas fazem as massas marcarem presença nos cardápios mais variados. Elas são práticas, versáteis e se apresentam de forma a conquistar os mais diversos paladares. Mas você já pensou em fazer a sua própria massa?


Andressa Prato, 24, criou uma paixão por massa fresca desde que ela fez uma receita de massa pela primeira vez. "Foi quando eu percebi que eu não tinha muito conhecimento e nem muita referência sobre isso, então eu comecei a pesquisar”, conta. Para isso, ela iniciou fazendo receitas simples, lendo livros de receitas italianas, pesquisando a história e a origem de algumas receitas e tipos de massas. "Eu percebi que existia uma infinidade de massas e receitas e técnicas que eu não fazia a menor ideia nem que existiam e nem sabia como fazer também".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Arquivo pessoal/Andressa Prato
Arquivo pessoal/Andressa Prato - Andressa Prato, 24, fazendo massa fresca
Andressa Prato, 24, fazendo massa fresca


Inspirada por essa jornada, fazendo massa duas ou três vezes na semana, ela criou o Projeto Massa Fresca, desenvolvido através de uma conta na rede social Instagram, e é "basicamente uma crônica ilustrada das minhas experiências fazendo massa e também dos meus processos de descobrir novos ingredientes, novos preparos, novas técnicas e de todas as coisas que eu vou aprendendo e pesquisando ao longo do caminho", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Ela tem por objetivo fazer desse espaço um ambiente de troca de conhecimentos, além de inspirar outras pessoas a mudarem sua relação com a cozinha. Com isso, espera que "elas percebam que fazer massa fresca não é uma coisa impossível, não é extremamente difícil, não é caro, é uma coisa extremamente possível de ser feita em casa e que elas podem fazer em casa e que espero que elas façam em casa depois de ver todo esse processo documentado e dicas e receitas e tudo mais”.

Publicidade



Prato já sabe que caminho quer seguir com o projeto massa fresca. Ela planeja começar a produzir vídeos ensinando a fazer massa, além de trazer algumas outras receitas e dicas, como uma forma de ocupar mais o espaço disponível no Instagram. Para isso, ela pretende produzir conteúdo nos formatos de IGTV e reels. Depois disso, o próximo passo é levar o projeto Massa Fresca para outras redes, como Youtube e Pinterest, além da criança de um blog. "A partir dessas coisas que eu for construindo e conforme eu for conquistando todas essas coisas um dos meus objetivos maiores é dar aula de culinária ensinando as pessoas a fazer massa e molhos e várias receitas da culinária italiana", diz.

Publicidade


No final de 2020, ela começou a trabalhar com culinária, fazendo massa fresca e alguns acompanhamentos para vender. Ela conta que começou "com um círculo bem restrito de divulgação só com amigos e pessoas próximas, mas os meus planos são aumentar esse círculo cada vez mais e divulgar no Instagram e entrar no Ifood e ir vendendo cada vez para mais pessoas e para um público maior assim”.


A idealizadora do projeto é, também, formada em Direito e atualmente está estudando para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). "Estou aberta a todas as possibilidades que aparecerem, mas trabalhar com culinária nas últimas semanas está sendo bem satisfatório e foi algo que eu não tinha planejado até o final do ano passado. Então, cada vez mais, o meu objetivo profissional vem sendo trabalhar com culinária e viver disso", compartilha.

Publicidade


Ela relembra que sua relação com a culinária teve início de verdade quando ela veio para Londrina estudar, a partir da necessidade de cozinhar para si mesma ao passar a morar sozinha. Sobre essa jornada, Prato comenta que "é uma relação de um eterno aprendizado de sempre estar aperfeiçoando, buscando coisas novas, testando novos ingredientes e testando novas receitas com os mesmos ingredientes”. Isso resulta para ela, ao mesmo tempo, em uma sensação de conforto por fazer comidas saborosas e "também é um incentivo de querer continuar sempre querendo saber mais e querendo procurar mais e sempre procurando atingir o máximo que uma receita pode me dar assim”.


Prato ainda compartilhou com o Bonde uma receita de massa fresca que até quem nunca tentou pode conseguir fazer em casa, confira!

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade