O risoto é considerado simples e fácil de fazer, leva cerca de 30 minutos para ficar pronto. Entretanto, o famoso prato da culinária italiana, que chegou no século XIX ao Brasil, exige atenção e algumas técnicas na cozinha para que a receita seja preparada da maneira correta, até o ponto ideal.
Um dos segredos para evidenciar todo sabor do arroz e dos outros ingredientes, de acordo com a chef Rosa Rodrigues, da Kiarroz, é usar um grão curto e arredondado, que vai soltar amido no caldo e deixará a receita ainda mais cremosa. Inclusive, é a característica especial do risoto, que o faz ser reconhecido por todos, uma vez que se une ao gosto saboroso dos temperos absorvidos no arroz.
Segundo Rosa, o segredo para alcançar a cremosidade e o ponto perfeito está na técnica cuidadosa empregada no preparo, pois um grão de qualidade adicionará umidade ao prato. Além disso, um diferencial no sabor está na forma de como ele é misturado, porque é nesta hora, enquanto cozinha, que o arroz solta o amido.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Hortelã está na época em dezembro: prepare 14 receitas saborosas
Chef ensina 5 receitas para ceias que aproveitam os alimentos na totalidade
Variados sabores
Sabe-se que o tipo de cereal, além do respeito pelo tempo de cozimento, influencia no resultado do prato.
Em Santa Catarina, conforme relata a chef, os risotos preparados com mais frequência levam carne bovina e frutos do mar. “Para quem ama carne bovina, há opções como o alho-poró com iscas de filé, e claro, aqueles que levam filé e funghi são sucesso garantido. Aos apaixonados por frutos do mar, nada melhor que um risoto de camarão. Além disso, uma opção vegetariana refrescante é o de caprese. Enfim, são muitos os ingredientes que podemos utilizar em um risoto, permitindo construir sabores para os mais diferentes paladares” ressalta.
Risoto mais saudável
O prato tende a ser rico em carboidratos e gorduras. No entanto, mas para torná-lo mais saudável, basta evitar alguns ingredientes, como a nata. A chef lembra que o ingrediente eleva o valor calórico, assim como os temperos industrializados. Rosa destaca ainda que cuidar com a quantia do sal e fazer o caldo em casa com diversos legumes, como cenoura, salsão, abobrinha e cebola, pode deixar o prato mais nutritivo e saudável, sem comprometer o sabor.
O preparo
De forma geral, o preparo dos risotos é feito de gradualmente e com bastante calma. Depois que a panela com os temperos está pronta, basta começar a cozinhar o arroz do risoto e ir colocando o caldo escolhido aos poucos, sempre mexendo constantemente. Por fim, mistura-se o complemento e parte-se para a finalização.
“E para fechar com maestria, emprega-se uma técnica chamada mantecatura, que consiste em adicionar manteiga fria e queijo ralado ao risoto já cozido, misturando delicadamente até obter uma textura cremosa e brilhante”, explica.