Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nutrientes

Saiba quais são os benefícios do cacau para a saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mar 2024 às 10:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a Páscoa chegando, o ingrediente principal para a produção de chocolate ganha ainda mais destaque, não só pelo sabor, mas pelos nutrientes que podem trazer benefícios à saude


Não tem como pensar em Páscoa sem falar de chocolate. Na época mais doce do ano, ele surge nos mais diversos formatos, seja no tradicional ovo, nas caixas de bombons ou tabletes. O cacau, o ingrediente por trás dessas delícias, não é somente uma indulgência saborosa, mas tem nutrientes que oferecem benefícios à saúde. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Gisele Pavin, Head de Nutrição Nestlé, comenta alguns deles: 

Leia mais:

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Confira receitas!

Dia do fondue de queijo é em 11 de abril; saiba como harmonizá-lo

Imagem de destaque
Saiba como surgiu

Celebre o dia mundial da gin tônica com uma receita de bartender


Antioxidantes: O cacau é uma das fontes mais ricas de antioxidantes naturais, como os flavonoides. Esses compostos auxiliam a combater os radicais livres, substâncias que danificam as células, favorecendo o envelhecimento precoce e aumentando o risco de doenças crônicas como diabetes, câncer, entre outros. 

Publicidade


Saúde cardiovascular: Estudos sugerem que o consumo regular de cacau pode estar associado a uma redução do risco de doenças cardíacas. Os flavonoides podem ajudar a melhorar a função vascular, reduzir a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. 


Melhor humor: O cacau tem compostos que estimulam a liberação de substâncias no cérebro, como a serotonina, que está associada a sentimentos de felicidade e bem-estar. Consumi-lo pode ajudar a melhorar o humor e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. 

Publicidade


Pressão arterial: Os flavonoides podem melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e ocasionar leve diminuição da pressão arterial. 


Ainda segundo a especialista, a quantidade de chocolate usada como referência para fins de rotulagem nutricional é de 25 gramas. Portanto, para um ovo de chocolate de 200 gramas, é aconselhável dividir cada lado em quatro porções e consumir 1 pedaço por dia. 


“Focar na experiência de desembrulhar um chocolate, perceber seu peso, apreciar seu aroma e saborear suas diversas texturas possibilita ao consumidor desfrutar plenamente das sensações que o alimento oferece, prolongando o prazer da degustação sem comprometer o bem-estar.", explica. 


Imagem
Ovo de Páscoa crocante vegano é uma receita simples e prática
Ovo de Páscoa crocante vegano é uma receita simples e prática
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade