Em um recipiente, misture três colheres (de sopa) de farinha de trigo, o fermento biológico e 3 colheres de água morna. Mexa bem até ficar tudo homogêneo e deixe descansar em algum lugar abafado por 20 minutos.
Em outro bowl, junte o restante da farinha de trigo, leite em pó, açúcar e misture.
Junte o ovo e as gemas, a margarina (ou manteiga) amolecida, a essência de panetone (ou baunilha + raspas de limão), leite morno a mistura com o fermento e a pitada de sal. Misture bem até ficar com uma massa lisa e elástica.
Agora separe a massa ao meio (rende dois panetones/chocotones de, aproximadamente, 250 g). Em cada metade misture o que será o recheio (frutas ou chocolate), incorpore bem e adicione nas forminhas de panetone.
Leve para descansar por mais 40 minutos em algum lugar quente e abafado.
Assim que atingir o topo das forminhas, leve para assar por 30 minutos em forno preaquecido a 180ºC, até dourar a parte de cima, e depois reduza o fogo para assar por dentro.
Espere esfriar e embrulhe em um saco plástico.
Dicas:
- Se você não tiver formas especiais para panetone, pode usar formas de cupcake/petit gateau/empada para fazer versões mini, basta se atentar à quantidade de massa, já que se você colocar muito, ela pode transbordar.
- Essa quantidade de recheio é bem generosa. Se desejar, pode reduzir. Para um panetone/chocotone maior, de 500 g, não dobre o recheio, apenas adicione mais ½ xícara.
- Caso não tenha fermento biológico fresco, você pode usar o seco, no entanto não há garantias de que a receita siga os mesmo padrões dessa que leva o fresco.
- Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente para não parar a fermentação.
- Por ser uma receita caseira, sem conservantes, a maciez do panetone dura por cerca de 3 dias se guardado em um saco plástico.
- Se desejar, congele o panetone inteiro ou pedaços por até 3 meses (se bem embalado).