Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

24 jul 2009 às 11:10
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O trabalho quase sempre foi considerado o contrário de diversão, mas as últimas descobertas e tendências do mundo corporativo estão mudando esta visão.

De acordo com o livro The Levity Effect: Why It Pays to Lighten Up (O Efeito Leveza: Por que Vale a Pena se Tornar Mais Leve – ainda sem tradução para o português), destaque do The New York Times no início do ano, escrito pelos norte-americanos Adrian Gostick e Scott Christopher, a diversão no ambiente de trabalho multiplica os resultados finais. Segundo os autores, se os colaboradores morrem de rir, então irão se matar de tanto trabalhar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste estudo realizado por Gostick, consultor sobre motivação no trabalho, e Christopher, comediante e colunista da Revista Human Capital, constatou-se que a diversão no ambiente de trabalho torna as pessoas mais leais (os funcionários que riem tendem a permanecer no trabalho) e que ser bem humorado aumenta as chances de ser contratado, auxilia a subir mais rapidamente na vida corporativa e a ganhar mais dinheiro, além de favorecer a própria saúde (o fluxo sanguíneo eleva em 22 %).

Leia mais:

Imagem de destaque

A Importância do Plano de Carreira

Imagem de destaque

Como Conquistar o Primeiro Emprego

Imagem de destaque

O significado da imagem do profissional do séc. XXI

Imagem de destaque

PAN AMERICANO: O Sabor da Conquista!


Outro estudo recente, na Austrália, feito por Brent Coker, do departamento de administração e marketing da Universidade de Melbourne, mostrou que navegar na internet por diversão durante o trabalho aumenta a produtividade. De acordo com a pesquisa, as pessoas que utilizam a internet para fins pessoais no escritório são quase 9% mais produtivas do que aquelas que não o fazem. Para o autor do estudo, isso ajuda a aprimorar a concentração dos empregados, pois as pessoas precisam relaxar um pouco para voltarem a se concentrar.

Publicidade


A partir dessas e outras observações, nos últimos anos, tem crescido o número de empresas que procuram deixar o ambiente de trabalho com um clima mais alegre e que enxergam a diversão como a chance de aumentar a produtividade e, conseqüentemente, os lucros.


Abaixo, algumas organizações internacionais que já acompanham esta tendência e suas respectivas dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais divertido:

Publicidade


Google: empresa de serviços on-line, considerada a melhor empresa para se trabalhar, a mais valiosa e com melhor imagem nos Estados Unidos, promove jogos de hockey duas vezes por semana e em alguns escritórios da multinacional, o colaborador tem uma sala de jogos em que o acesso é feito por meio de um tobogã. Quando está cansado, pode espairecer jogando vôlei de praia ou esqui alpino, receber uma massagem ou brincar com o cachorro de estimação, trazido de casa para lhe fazer companhia. É a mestre deste movimento.


Bain & Co: consultoria de empresas, reúne mais de 400 funcionários de todo o mundo para um torneio anual de futebol da Bain.

Publicidade


Lego América: fabricante de brinquedos, estimula os funcionários a andarem pelas localidades da companhia via lambreta.


Whole Foods: rede de supermercados, possui uma sala de lazer que tem um quadro negro, no qual funcionários fazem seus rabiscos e desenhos.

Publicidade


Iris North América: agência de publicidade, montou um grupo chamado "O Esquadrão do Sorriso" que é responsável pelo bem geral e acontecimentos inéditos de 475 funcionários.


E essa novidade não vem apenas das organizações americanas, o Brasil e, em destaque, o Estado do Paraná já possuem várias empresas de sucesso que estimulam a diversão em seus ambientes de trabalho. Entre elas estão a:

Publicidade


Midia Digital: agência de comunicação on-line, há 14 anos no ramo, que criou uma sala de jogos nos fundos do prédio que conta com minigolfe, mesas de sinuca e pebolim, baralho, videogame e churrasqueira usada para comemorações e happy hours. O interessante é que Felipe Gomide, sócio e diretor de operações da empresa, constata que a diversão e os vínculos formados entre a empresa e os funcionários só aumentam a qualidade do trabalho e a responsabilidade.


I-Cherry: agência de search marketing, existe há apenas cinco meses mas os funcionários já dispõem de espaços de recreação, entre eles uma área de leitura com revistas e gibis e duas salas com videogame, que também servem para reuniões. Lá a mesa é do funcionário e ele pode colocar fotos, bonecos, carrinhos, bichinhos de pelúcia, e também pode vestir o que quiser, pois o importante é se sentir bem.


Empresas que acreditam que é na hora da descontração que surgem as melhores idéias e que quanto mais a pessoa se sente bem no ambiente, mas se dedica ao trabalho.


Assim, em tempos de crise ou de crescimento, é preciso diversão!






**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade