Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A Importância do Plano de Carreira

06 out 2011 às 09:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O profissional precisa estar atento a tudo que contribua para o desenvolvimento de sua empregabilidade e investir no plano de sua carreira é fundamental para se tornar mais empregável.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) mostrou em pesquisas recentes que 98% das pessoas que ocupam posições que exigem 3º grau não têm consciência do seu projeto profissional e que muitos também não se atentaram para as mudanças mercadológicas. Esta constatação é alarmante, pois hoje é o profissional quem deve assumir a sua carreira e não mais as companhias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Construir um plano de carreira não é tão complicado quanto se imagina. Na realidade é pensar em três pontos principais: nos dons e talentos (o que o profissional faz de melhor e o que o diferencia das outras pessoas), nas ambições (o que se deseja alcançar; onde se deseja chegar; o que se quer para o futuro) e qual é o contexto macroeconômico (quais os ventos e para onde eles sopram a favor).

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

Imagem de destaque

Como Conquistar o Primeiro Emprego

Imagem de destaque

O significado da imagem do profissional do séc. XXI

Imagem de destaque

PAN AMERICANO: O Sabor da Conquista!


Essa análise faz com que a pessoa se torne mais consciente de suas habilidades (considerando seus pontos fortes e fracos), esclarece melhor o seu direcionamento e estabelece um plano para aumentar seu desempenho e sua empregabilidade a longo prazo. Portanto, facilita encontrar o trabalho que mais se encaixa ao seu perfil e expectativas profissionais.

Publicidade


É importante que o profissional dê preferência por escolher uma carreira que explore os seus pontos fortes, pois assim os resultados virão com maior rapidez, já que atuará em uma atividade que demonstra maior aptidão. Os pontos fortes podem ser uma habilidade (saber fazer), um comportamento (saber se relacionar, comunicar-se, etc), um dom (artístico, esportivo, intelectual, etc), ou uma mistura de habilidades, comportamentos e dons.


O grande erro cometido pelos profissionais é trabalhar em áreas ou exercer cargos que detestam. A pessoa precisa saber o que realmente quer para não sair do seu foco. E para saber o que realmente se quer é preciso lembrar dos sonhos que se tem: "No que realmente sonho e me vejo trabalhando?", "Quais atividades me dão satisfação em realizar profissionalmente?"

Por fim, não se deve esquecer que é no direcionamento dos objetivos que pretende alcançar ao longo de sua carreira que o profissional encontrará uma colocação que lhe traga maior satisfação profissional e remuneração mais adequada. Ou seja, construir um plano de carreira garante maior realização e sucesso ao profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade