Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

24 jul 2009 às 11:10
Continua depois da publicidade

O trabalho quase sempre foi considerado o contrário de diversão, mas as últimas descobertas e tendências do mundo corporativo estão mudando esta visão.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

De acordo com o livro The Levity Effect: Why It Pays to Lighten Up (O Efeito Leveza: Por que Vale a Pena se Tornar Mais Leve – ainda sem tradução para o português), destaque do The New York Times no início do ano, escrito pelos norte-americanos Adrian Gostick e Scott Christopher, a diversão no ambiente de trabalho multiplica os resultados finais. Segundo os autores, se os colaboradores morrem de rir, então irão se matar de tanto trabalhar.

Continua depois da publicidade


Neste estudo realizado por Gostick, consultor sobre motivação no trabalho, e Christopher, comediante e colunista da Revista Human Capital, constatou-se que a diversão no ambiente de trabalho torna as pessoas mais leais (os funcionários que riem tendem a permanecer no trabalho) e que ser bem humorado aumenta as chances de ser contratado, auxilia a subir mais rapidamente na vida corporativa e a ganhar mais dinheiro, além de favorecer a própria saúde (o fluxo sanguíneo eleva em 22 %).


Outro estudo recente, na Austrália, feito por Brent Coker, do departamento de administração e marketing da Universidade de Melbourne, mostrou que navegar na internet por diversão durante o trabalho aumenta a produtividade. De acordo com a pesquisa, as pessoas que utilizam a internet para fins pessoais no escritório são quase 9% mais produtivas do que aquelas que não o fazem. Para o autor do estudo, isso ajuda a aprimorar a concentração dos empregados, pois as pessoas precisam relaxar um pouco para voltarem a se concentrar.

Continua depois da publicidade


A partir dessas e outras observações, nos últimos anos, tem crescido o número de empresas que procuram deixar o ambiente de trabalho com um clima mais alegre e que enxergam a diversão como a chance de aumentar a produtividade e, conseqüentemente, os lucros.


Abaixo, algumas organizações internacionais que já acompanham esta tendência e suas respectivas dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais divertido:


Google: empresa de serviços on-line, considerada a melhor empresa para se trabalhar, a mais valiosa e com melhor imagem nos Estados Unidos, promove jogos de hockey duas vezes por semana e em alguns escritórios da multinacional, o colaborador tem uma sala de jogos em que o acesso é feito por meio de um tobogã. Quando está cansado, pode espairecer jogando vôlei de praia ou esqui alpino, receber uma massagem ou brincar com o cachorro de estimação, trazido de casa para lhe fazer companhia. É a mestre deste movimento.


Bain & Co: consultoria de empresas, reúne mais de 400 funcionários de todo o mundo para um torneio anual de futebol da Bain.


Lego América: fabricante de brinquedos, estimula os funcionários a andarem pelas localidades da companhia via lambreta.


Whole Foods: rede de supermercados, possui uma sala de lazer que tem um quadro negro, no qual funcionários fazem seus rabiscos e desenhos.


Iris North América: agência de publicidade, montou um grupo chamado "O Esquadrão do Sorriso" que é responsável pelo bem geral e acontecimentos inéditos de 475 funcionários.


E essa novidade não vem apenas das organizações americanas, o Brasil e, em destaque, o Estado do Paraná já possuem várias empresas de sucesso que estimulam a diversão em seus ambientes de trabalho. Entre elas estão a:


Midia Digital: agência de comunicação on-line, há 14 anos no ramo, que criou uma sala de jogos nos fundos do prédio que conta com minigolfe, mesas de sinuca e pebolim, baralho, videogame e churrasqueira usada para comemorações e happy hours. O interessante é que Felipe Gomide, sócio e diretor de operações da empresa, constata que a diversão e os vínculos formados entre a empresa e os funcionários só aumentam a qualidade do trabalho e a responsabilidade.


I-Cherry: agência de search marketing, existe há apenas cinco meses mas os funcionários já dispõem de espaços de recreação, entre eles uma área de leitura com revistas e gibis e duas salas com videogame, que também servem para reuniões. Lá a mesa é do funcionário e ele pode colocar fotos, bonecos, carrinhos, bichinhos de pelúcia, e também pode vestir o que quiser, pois o importante é se sentir bem.


Empresas que acreditam que é na hora da descontração que surgem as melhores idéias e que quanto mais a pessoa se sente bem no ambiente, mas se dedica ao trabalho.


Assim, em tempos de crise ou de crescimento, é preciso diversão!






**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade