Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Aumentando a Empregabilidade

Viviane Rodrigues
15 fev 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até o Orkut é vitrine para aumentar a nossa empregabilidade.

O site de relacionamento mais popular do Brasil, o Orkut, com 9 milhões de usuários – um terço de todos os brasileiros com acesso à internet, está sendo utilizado pelas empresas como ferramenta complementar na contratação de seus novos colaboradores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Através deste moderno canal de informação, os recrutadores conseguem identificar com mais profundidade qual é o real perfil de seus candidatos. Estão sempre a procura de profissionais que: não tenham erros de português; demonstrem interesse no seu desenvolvimento profissional e cultural; tenham ampla rede de amigos (indicando socialibidade); colecionem depoimentos de amigos com comentários elogiosos; gostem de comentar assuntos relacionados a sua área de atuação ou algo saudável. Evitam profissionais que depreciam o trabalho, participando, por exemplo, de comunidades do tipo "Eu odeio trabalhar" e "Detesto meu chefe" ou que demonstram um comportamento reprovador: "Eu bebo até cair" e "Eu assisto a todas as novelas da TV", muito comuns no site. Apesar de engraçadas, essas comunidades passam a idéia de superficialidade que não condiz com a realidade de muitas empresas.

Leia mais:

Imagem de destaque

A Importância do Plano de Carreira

Imagem de destaque
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

Imagem de destaque

Como Conquistar o Primeiro Emprego

Imagem de destaque

O significado da imagem do profissional do séc. XXI


Na maioria das vezes, tais informações são decisivas na hora da contratação porque esclarecem pontos fundamentais para o empregador. Normalmente seria omitido pelo candidato e só viria a ser descoberto com a convivência e após já contratado.

Publicidade


É lógico que o comportamento que se tem na vida pessoal não é necessariamente levado para o ambiente de trabalho. "Se uma pessoa declara no Orkut que odeia organizar seu quarto, não significa que seja incapaz de ser organizado no ambiente de trabalho". Muitos colocam certas características esdrúxulas por brincadeira, sem falar das informações falsas que podem existir. Qualquer um pode se cadastrar no site utilizando o nome de outro indivíduo.


Concluir que um candidato não está apto à vaga com base no conteúdo do seu Orkut pode também ser visto como preconceito e invasão de privacidade, mas a verdade é que a espiadinha no Orkut virou rotina. Então, é preciso tomar muito cuidado com o que se publica nestes tipos de site e lembrar que esta também pode ser uma ferramenta estratégica para que você aumente o seu nível de empregabilidade.

Publicidade


Toda essa investigação é conseqüência da preocupação e necessidade que as empresas têm em encontrar e contratar profissionais qualificados e com bons comportamentos. Qualquer falha no recrutamento pode comprometer até mesmo os projetos de ascensão da empresa no futuro.


E com os desafios impostos pela modernização e pela alta tecnologia, as empresas são obrigadas a buscarem candidatos bem-educados, que tenham vasto conhecimento e sejam confiáveis, a fim de saberem resolver seus problemas e não criar mais problemas.


Hoje ser empregável é uma questão de sobrevivência e sem dúvida alguma, a educação é o principal caminho para melhorar e aumentar a empregabilidade e conseqüentemente diminuir o desemprego, que segundo a OMT (Organização Mundial do Trabalho) já atinge 191 milhões de pessoas no mundo.

Tenha uma ótima semana e lembre-se sempre: NÃO PERCA A OPORTUNIDADE, SEJA EMPREGÁVEL EM TODOS OS MOMENTOS, EM TODOS OS LUGARES!!!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade