Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Artigo

Como Criar Excelentes Ambientes de Trabalho

Viviane Rodrigues
31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste mês de setembro, mais uma vez, foram publicadas algumas pesquisas que apontam as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Este ano, ganharam destaque na avaliação do Guia Você S/A – Exame, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), da USP, as seguintes empresas: 1º Volvo, 2º Chemtech, 3º Masa, 4º Caterpillar, 5º Landis+Gyr, 6º Laboratório Sabin, 7º ArcelorMittal, 8º Promon, 9º Albras e 10º Serasa. Já no levantamento realizado pelo Great Place to Work Institute, junto com a Revista Época, conquistaram os primeiros lugares as empresas: 1º Chemtech, 2º Caterpillar, 3º Microsoft, 4º Accor, 5º Laboratório Sabin, 6º Banco Real, 7º Magazine Luiza, 8º Kaizen, 9º Zanzini Móveis e 10º Pormade.

São organizações de segmentos muito distintos, mas há algo em comum, muito forte, entre elas: a preocupação em tornar excelente os seus ambientes de trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diversos estudos promovidos em organizações do mundo todo tem revelado que qualquer empresa pode tornar o seu ambiente de trabalho excelente desde que trabalhe a confiança entre seus chefes e subordinados, definida como a principal característica dos melhores locais de trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque

A Importância do Plano de Carreira

Imagem de destaque
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

Imagem de destaque

Como Conquistar o Primeiro Emprego

Imagem de destaque

O significado da imagem do profissional do séc. XXI


Assim, construir relações de confiança entre funcionários e gerências ajuda o ambiente de trabalho a operar de forma mais eficaz, servindo como uma fonte de vantagem competitiva sustentável para a organização.

Publicidade


Segundo o instituto Great Place to Work, para gerar confiança é preciso trabalhar valores como a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem nas relações corporativas.


Credibilidade significa que os gerentes devem comunicar os planos e direções da empresa a seus colaboradores e solicitar a opinião deles. Respeito representa prover tudo o que os empregados precisam para a realização de seu trabalho: equipamentos, recursos e treinamentos, além do devido reconhecimento. Imparcialidade aborda desde a distribuição justa do sucesso financeiro através de programas de benefícios e participação nos resultados até a ausência de qualquer tipo de discriminação no ambiente. Orgulho significa identidade com o trabalho a ser realizado, com a equipe, com a corporação e a imagem da empresa junto à comunidade e Camaradagem é o sentimento de pertencer a uma comunidade.

Publicidade


Excelente lugar para se trabalhar é o local onde os funcionários acreditam nas pessoas para quem trabalham, têm orgulho do que fazem e gostam das pessoas com quem trabalham.


As organizações que melhoram seus ambientes de trabalho alcançam muitos resultados, entre eles:
- Atraem profissionais mais qualificados em seus processos de recrutamento;
- Conquistam um menor turnover;
- Diminuem os custos quanto à saúde;
- Atingem altos índices de satisfação e lealdade dos consumidores;
- Realizam maior inovação e criatividade;
- Alcançam maior produtividade e lucratividade.

Publicidade


Inclusive, quanto aos resultados financeiros, as empresas consideradas por seus funcionários como bons lugares para trabalhar dão mais lucro. Nos Estados Unidos, são o dobro do lucro da média de grandes empresas, e no Brasil, 3,5 vezes mais lucro que a média das empresas abertas – segundo estudo feito, em 2006, pela Fundação Getúlio Vargas, com base na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar, do Great Place to Wolk Institute.


Portanto, investir nos ambientes de trabalho é retorno garantido, em todos os sentidos!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade