Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Como Manter o Emprego?

Viviane Rodrigues
09 mai 2006 às 11:00
Continua depois da publicidade

Após a comemoração do Dia Mundial do Trabalho, é extremamente necessário resgatar o "significado" desse dia, para que se possa refletir sobre o próprio trabalho e reportar-se às suas origens. Segundo o IBGE/ Ministério do Trabalho, este dia foi criado em homenagem à greve geral ocorrida em 1º. de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos no trabalho e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

E hoje, 120 anos após, o que mais preocupa os trabalhadores são as mudanças no mercado de trabalho e como manter o emprego conquistado. Neste tempo, vemos formas tradicionais de emprego desaparecendo, mas também novas atividades surgindo, e para todas elas a palavra chave mais uma vez é "conhecimento". O esforço mecânico vai ficando para as máquinas, resta aos humanos, cada vez mais, o trabalho intelectual.

Continua depois da publicidade


Acompanhando as novas tendências e a visão de grandes estudiosos do trabalho, é fácil chegar à conclusão de que o que realmente as empresas esperam de você... e o que de fato faz diferença para continuar empregado é saber:


- criar novas estratégias;


- alcançar metas;

Continua depois da publicidade



- fazer o serviço em menor tempo, com qualidade e boa produtividade;


- gerar resultados;


- saber competir;


- mostrar ser um profissional responsável e antenado com o que acontece a sua volta;


- desenvolver a competência de atitude, de comportamento, de relacionamento, de interação com os colegas de trabalho;


- atualizar-se sempre, pois antes que a oportunidade apareça você deve estar preparado;


- construir a própria carreira, aproveitando especialmente os cursos e programas de treinamento e desenvolvimento disponibilizados pela empresa;


- cultivar sempre a vontade de aprender, porque tendo vontade você encara todos os desafios;


- realizar, construir e aplicar tudo o que está aprendendo de novo (** este talvez seja o mais importante)



Permanecer com o foco neste resumo fará com que o próximo Dia Mundial do Trabalho seja ainda mais saboroso para você. Prove e comprove!!

E parabéns por todo o seu sucesso até aqui!!


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade