Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Homens e Mulheres no Trabalho

Viviane Rodrigues
30 out 2006 às 11:00
Continua depois da publicidade

Segundo o Dr. John Gray, Ph.D e um dos maiores estudiosos sobre o relacionamento entre homens e mulheres no mundo, sem uma compreensão positiva das nossas diferenças, muitas possibilidades de cooperação, de confiança e de respeito mútuos deixam de ser aproveitadas. Muitas vezes os homens não reconhecem o valor que as mulheres trazem para o trabalho, ao passo que as mulheres desconfiam do apoio que podem receber dos homens.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A conscientização das diferenças, potenciais e qualidades é uma importante ferramenta para melhorar o trabalho em equipe, a comunicação e a cooperação entre homens e mulheres no trabalho.

Continua depois da publicidade


Homens e mulheres interpretam erradamente uns aos outros de várias maneiras.


Conhecer essas diferenças é uma ferramenta indispensável no campo profissional pois traz lições de como lidar com a diversidade, solucionar conflitos e melhorar a comunicação entre as pessoas, principalmente aquelas do sexo oposto. Isso também ajuda a manter a equipe de trabalho voltada para a busca de soluções e dirige a atenção de todos para uma meta comum: o sucesso da organização.

Continua depois da publicidade


O trabalho é o local onde passamos a maior parte do tempo das nossas vidas... e pode ser uma experiência positiva ou frustrante... talvez uma frustração que seja desnecessária... Entendendo melhor como os homens e as mulheres se comunicam de maneiras diferentes, poderemos aparar algumas arestas em seu relacionamento no ambiente de trabalho.


DIFERENÇAS NA COMUNICAÇÃO...


Um dos maiores erros que os homens cometem com as mulheres é dizer: "Não se preocupe"... "Não tem problema"... "Está fazendo uma tempestade num copo d´água"... "Não é grande coisa"... quando ela está contando algo para ele, pois isso minimiza as emoções, e as emoções valem tanto quanto ouro no caso das mulheres. Homens: não façam pouco caso das emoções!!



Segundo Gray, ele mesmo quando não sabia lidar com as mulheres, ao conversar com elas procurava não oferecer nenhuma solução a problemas que elas se questionavam... ficava calado... e constrangido por não dar uma solução... tinha as respostas mas não as dizia... esperava uns quarenta e cinco minutos antes de dar uma solução ou propor uma visão diferente das coisas...


Os homens devem descobrir a importância de se fazer perguntas, de se interessarem pelo que aconteceu depois... saber como a outra pessoa se sente... qual a sua opinião sobre determinada situação...


Os homens querem chegar direto ao ponto... identificam o problema e chegam direto ao ponto, ao passo que as mulheres costumam dar voltas e mais voltas ao redor deste ponto... para dar um efeito dramático quando chegar ao ponto... Isso não é problema quando a mulher está falando com outra que a interpreta corretamente... Acontece que quando uma mulher fala de um problema dando voltas e mais voltas, o homem pode interpretar errado e achar que ela não é capaz de resolver o problema... na verdade o que ela estava fazendo era conversar para criar um relacionamento...


As mulheres intrinsicamente sabem pela sua diferença hormonal e química do cérebro que o relacionamento é a coisa mais importante.


No passado, o relacionamento, principalmente no trabalho, não era a coisa mais importante. O mais importante era resolver o problema, apagar o incêndio o mais rápido possível... Porém, atualmente, saber lidar com pessoas, relacionar-se, tornou-se uma das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho... e as mulheres estão se destacando cada vez mais no ambiente profissional por apresentarem esse diferencial.


Se não soubermos nos comunicar bem, o sucesso vai ficando cada vez mais difícil. A especialização no seu ramo é boa? ... mas se você não conseguir comunicar aos outros como você é eficaz, seu nível de competência irá baixar... Então é isso que precisamos equilibrar na vida: habilidade com capacidade de comunicação.



A MAIOR DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES NO AMBIENTE DE TRABALHO é que a mulher tende a manter melhores relacionamentos pois é mais rápida para falar sobre sentimentos, ao ponto que o homem pode ser mais rápido para resolver um problema.


Desde o primórdio dos tempos, a habilidade do homem para caçar foi essencial para a sua sobrevivência, assim como a habilidade da mulher para falar e construir relações foi responsável por sua sobrevivência. Não há o que estranhar que nossos cérebros se desenvolvam de maneira diferente: com a mulher sendo capaz de comunicar seus sentimentos de maneira mais eficiente, enquanto o papel dos homens é o de se separar de seus sentimentos, para pensar em um problema e na sua solução.


Então, homens devem aprender com as mulheres a estabelecer relacionamentos quando têm a oportunidade de repassar uma mensagem. E, mulheres devem aprender com os homens a serem mais objetivas em suas colocações principalmente quando se quer a total atenção deles, pois agindo assim conseguirão melhorar suas relações interpessoais e alcançarão maiores resultados.

A grande lição é: Aprenda a valorizar as diferenças!!


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade