Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Seja um profissional ético

Viviane Rodrigues
10 jan 2006 às 11:00
Continua depois da publicidade

Você já disse ao cliente que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderia cumprir o prazo? Já pegou a caneta Bic do seu colega e não a devolveu? Você já faltou ao trabalho e disse ao chefe que estava doente? Seria capaz de roubar a idéia de um subordinado? Já pediu ao garçom para aumentar o valor da nota do almoço ou conhece alguém que já fez isso?

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Caso você tenha respondido "sim" para qualquer dessas questões, saiba que é preciso ter cuidado porque você está esquecendo de preservar algo extremamente importante em sua carreira: a conduta ética!

Continua depois da publicidade


Ser ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade ou organização.


Agir corretamente é um dos requisitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida. E hoje, como nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Muitas vezes é um pequeno deslize que a imagem do profissional ganha a marca da desconfiança no mercado.

Continua depois da publicidade


Ter ética no trabalho é não roubar ou fraudar a empresa, respeitar os clientes, não utilizar recursos da empresa para serviços particulares, a não ser que seja permitido... não apresentar um trabalho desenvolvido por seu subordinado ou colega como se fosse seu, não usar equipamentos do trabalho para pesquisa de vagas em outras empresas, etc.


A ética nas empresas foi resgatada principalmente a partir da década de 80, devido a redução das hierarquias e a autonomia dada às pessoas. Então a disputa por cargos aumentou e a vontade de passar a perna nos colegas para conseguir sobressair a qualquer custo começou a ser vista como algo normal. Porém, essa falta de cuidado com as relações humanas só serviu para criar um clima de desconfiança e desrespeito insustentável.


Vivemos uma crise ética em nosso país. O correto passou a ser ridículo e o "mensalão" passou a ser a moda da vez. Anestesiada, por cultivar a Lei de Gerson "sempre querer levar vantagem em tudo", a nação até admira a inteligência de alguns políticos ao comentarem sobre seu plano brilhante de se dar bem às custas do povo. E muitos sonham em seguir os mesmos passos, considerando que ser ético e correto é ser careta.


Os escritórios, os departamentos, a fábrica, a indústria, viraram uma plantação da desonestidade, da omissão, da má-conduta e da mentira, e não podemos admitir que isso continue. Fazer "vistas grossas" para essa situação é contribuir para que você seja passado para trás amanhã e que não tenha direito de cobrar uma postura profissional respeitosa a ninguém. Se não tomar uma providência para mudar o seu comportamento e de quem está ao seu lado, ainda sentirá na pele a decepção que é não poder confiar em ninguém.


Está mais do que comprovado que para conseguir gerar negócios e captar lucros, as organizações precisam urgentemente se preocupar com a conduta ética de seus colaboradores, diretores, parceiros e fornecedores. Clientes (pessoas) não gostam de manter contato com quem não transmite credibilidade! "Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você" - esse deve ser o lema de vida do profissional que deseja restabelecer a ética no seu dia-a-dia!


Cuidado para não causar danos futuros à sua imagem, pois quem tem a ficha limpa sempre terá as portas abertas nas melhores empresas do mercado.


Vamos preservar a moral e a ética! Como diz Tom Johnson, presidente da Cable News Networking, faça o que é correto. Se você não está seguro, pergunte a si mesmo o seguinte: como estas ações seriam vistas se publicadas na primeira página do jornal que os meus pais lêem? Você não precisa mentir ou trapacear para ser bem-sucedido na vida.


"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; Vigie seus hábitos porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter – porque ele SERÁ o seu destino." (poeta anônimo americano)

Queira mudar o mundo, edificar a sua empresa, construir qualidade de vida à sua volta e, não ao contrário, ficar se empenhando em só mudar o bolso de alguém. Pense nisso!


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade