Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Artigo

SONHE, TRANSFORME E GERENCIE: a principal dica para 2009

Viviane Rodrigues
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Para começar 2009 bem, é primordial definir os sonhos, os desejos e as soluções que se almeja alcançar durante o ano.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

É imprescindível ter claro o que se quer, o que se pode e o que é possível alcançar nos próximos meses. Mas depois de sonhar, e enxergar o que se pode fazer, a pessoa precisa transformar este sonho em um projeto e se dedicar ao maior dos desafios: tornar-se o "gerenciador" deste projeto.

Continua depois da publicidade


É comum as pessoas sonharem intensamente na noite de reveillon, proclamarem a todos os seus desejos de mudança e depois se frustrarem com o passar dos dias por não terem transformado tais idéias de mudança em verdadeiros projetos e se preparado para gerenciar bem os tais projetos pessoais e profissionais. Portanto: sonhe, transforme em projeto e gerencie!


A seguir, algumas orientações importantes para aplicar essa especial dica para 2009 "Sonhe, Transforme e Gerencie". Confira!!


## Como estabelecer a programação do ano?
Todo projeto, seja ele um sonho (comprar a casa própria, fazer uma viagem para a Europa, alcançar determinada meta no trabalho, por exemplo) ou a solução de um problema (tornar o ambiente de trabalho mais saudável, levar os profissionais da empresa a agirem como equipe, por exemplo) para se tornar realidade e alcançar os seus resultados, requer a visão clara de cinco processos: início, planejamento, execução, controle/monitoramento e encerramento.

Continua depois da publicidade


•Início: consiste na definição do que se pretende com o projeto, na apresentação das informações necessárias para que ele tenha sucesso, na escolha de quem contribuirá com a sua concretização e principalmente nos resultados que serão buscados. Em seguida, é necessário realizar o


•Planejamento: é a análise dos conhecimentos importantes para a boa execução do projeto, como: tempo (construção de cronograma das atividades a serem realizadas durante o desenvolvimento do projeto, prazo para alcançar os resultados, etc. Geralmente quando não se pensa no tempo, os projetos nem saem do papel porque às vezes nem se pensou em quando começar a colocá-lo em prática, por exemplo.); custos (quais investimentos serão necessários no desenvolvimento deste projeto? Como é possível diminuir tais custos? etc); qualidade (o que é preciso pensar em termos de qualidade neste projeto, que não pode passar despercebido?); comunicação (o que é necessário ser comunicado e combinado com as pessoas que auxiliarão na execução do projeto? E tudo mais que diz respeito à comunicação do projeto...); recursos humanos (definição das pessoas que auxiliarão na construção do projeto); riscos (é fundamental também parar para pensar sobre as ameaças a este projeto. Pensar nos riscos e contratempos é poder se antecipar e criar planos que solucionem os problemas que surgirem); aquisições (o que será necessário adquirir para que o projeto aconteça? Que tipos de recursos serão necessários adquirir para executar o projeto?) e integração (quais ações e estratégias são necessárias para que todo o planejamento seja comprido?). Pensar em todos esses pontos traz à pessoa atenção e segurança no desenvolvido do projeto além de ampliar as chances de sucesso.


Execução: é quando se colocará em prática as atividades definidas no planejamento.


Controle/Monitoramento: fase em que já se inicia no planejamento e segue até o final da execução, pois consiste em cuidar para que tudo seja acompanhado nos mínimos detalhes e se necessário sejam realizadas alterações para não comprometer o sucesso da concretização das metas e do projeto.


•Encerramento: significa o alcance da metas, a concretização de todo o projeto, a celebração dos resultados alcançados e até o lançamento de novos projetos.


## O que é importante priorizar durante o ano?
É importante priorizar tudo o que venha comprometer o desenvolvimento do projeto e o alcance dos resultados. Atentar-se principalmente às atividades que gerarão 80% dos resultados. Muitas vezes apenas duas das vinte atividades planejadas é que geram a maior parte dos resultados. Então essas não podem ser negligenciadas em hipótese alguma.


## Como maximizar o tempo para todo esse gerenciamento?
É possível maximizar o tempo quando se constrói, por exemplo, em uma única folha, uma planilha com as atividades necessárias para atingir os resultados pretendidos. Isso dá visão sistêmica do que se precisa realizar para atingir o sucesso. E outra dica fundamental é parar de assumir as responsabilidades dos outros. Levar cada membro da família, o companheiro, os amigos e cada profissional da equipe de trabalho a assumir suas próprias responsabilidades. Evitar se sobrecarregar com as atribuições de outras pessoas faz a grande diferença na administração do próprio tempo.


## O que fazer para atingir as metas?
Para atingir as metas é fundamental manter o foco no planejamento construído e atentar-se para as alterações no plano que durante a execução se fizerem necessárias.


## Como o funcionário pode contribuir para a concretização das metas pessoais e as da empresa que trabalha?
Todo profissional precisa entender que metas só são atingidas quando se estabelecem objetivos claros (passos bem definidos) que contribuirão para alcançá-las e a partir dessa visão clara do que se pode fazer, molda-se o comportamento que definirá o alcance do que foi estabelecido.


Feliz e Próspero 2009, com muitos sonhos, transformações e gerenciamento!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade