Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Uma Carreira Profissional de Sucesso

Viviane Rodrigues
29 jun 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta última semana ocorreram dois importantes fatos que chamam a atenção e reavaliam o processo de construção da carreira profissional no Brasil.

Um deles é a realização do Career Fair 2006 – a maior feira de carreira e desenvolvimento profissional do país promovido pela revista Você S/A, no hotel Gran Melici, em São Paulo - que reuniu 11 renomados consultores da área e um público composto por importantes representantes de diversas empresas nacionais e internacionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O outro fato é a publicação da 5ª. edição da pesquisa sobre os 100 melhores municípios brasileiros onde construir uma carreira profissional de sucesso, realizada pela FGV/RJ, em parceria também com a Você S/A. Londrina ficou com o 26º lugar (posicionando-se em 12º lugar quando comparada aos municípios do interior do país e em 5º lugar entre os melhores municípios do sul do país).

Leia mais:

Imagem de destaque

A Importância do Plano de Carreira

Imagem de destaque
Artigo

Diversão no Trabalho Aumenta Resultados

Imagem de destaque

Como Conquistar o Primeiro Emprego

Imagem de destaque

O significado da imagem do profissional do séc. XXI


A cidade foi contemplada com essa posição de destaque no ranking por dispor de boas instituições de ensino superior - 15 no total, da área de graduação e de pós-graduação – pelo nível técnico da mão-de-obra local, pela produção de tecnologia, pela prestação de serviços e pela qualidade ambiental. Ou seja, os investimentos do município apresentam grande valor agregado posicionando-o assim na vitrine das melhores cidades para se viver e investir.

Publicidade


Esse tipo de pesquisa valoriza os municípios indicados e orienta o trabalhador a programar o seu crescimento em lugares adequados para isso, já que tais municípios apresentam: capacidade de criar empregos, oferta de cursos que levam ao desenvolvimento profissional, qualidade de vida e dinamismo da economia local. Ou seja, toda a comunidade que se relaciona com o trabalhador vivencia e discute progresso e desenvolvimento, o que contribui significativamente para o crescimento de sua carreira.


A pesquisa veio reforçar o que os indicativos de crescimento demonstram: a cidade que tem boas universidades atrai bons investimentos, porque dispõe de mão-de-obra especializada, pesquisa e tecnologia.

Publicidade



Já a feira de carreiras destacou importantes assuntos como: liderança, empreendedorismo, finanças, gestão de carreira e equilíbrio, suportes para uma carreira profissional de sucesso. E as grandes dicas para turbinar a carreira, disseminadas durante a feira foram:


1)Seja um líder servidor: Faça com que as pessoas se tornem melhores após terem contato com você e procure equilibrar os elogios e as palmadas (as vezes necessárias para o crescimento da pessoa que está sob a sua liderança). Faça aquilo que as pessoas necessitam (não o que querem, mas o que precisam).

Publicidade


2)Tenha atitude empreendedora: Seja um empreendedor corporativo pois as empresas procuram pessoas com este perfil: que saibam liderar, que torne o ambiente de trabalho descentralizado e saiba organizar os processos. Num ambiente altamente competitivo, vai sobreviver e ter mais evidência quem tiver uma postura proativa.


3)Planeje as suas finanças ao longo da vida: O planejamento da carreira só trará conforto e proporcionará qualidade de vida ao trabalhador se este conjuntamente cuidou do seu planejamento financeiro, capaz de guardar e valorizar os frutos gerados com a ascensão de sua carreira. Porém na carreira, quem persegue o dinheiro está no caminho errado. O ideal é correr atrás de um sonho. Ele é que vai proporcionar a felicidade. Mas não se pode lembrar do dinheiro só no momento das dificuldades, que faz parte de qualquer processo de conquista. Esse fato é o que mais dificulta a construção da carreira, por não haver um cuidado especial. Então poupe para viver!

Publicidade


4)Antes de encarar o próximo desafio na carreira, trabalhe sua performance e planeje bem o futuro, o que vai fazer no ciclo seguinte: Para fazer escolhas, buscar um foco ou mudar o rumo da carreira é preciso saber exatamente onde se quer chegar. Responder onde pode maximizar a sua história de vida, as suas competências e o seu jeito de ser é a bagagem fundamental para qualquer mudança profissional.


5)Esteja sempre de olho no futuro: Trabalhe no seu negócio, conceitos, utilidade e significado e não apenas produtos ou serviços. Siga os passos da Nike que em seus comerciais já não anuncia mais produtos, agora quer vender uma idéia, porque hoje estamos vivendo a Era do Conceito. E essa mudança influencia a forma de gerir pessoas e carreiras. Também atente-se para o fato de que em um mundo em constante inovação, o futuro pertencerá principalmente a quem tem o modelo mental do artista que se permite criar e aprender com o processo de criação e quem foca desenvolver algo que seja belo e desperte emoções... Isso é estar de olho no futuro e é atender o que hoje é economicamente crucial.

Publicidade


6)Veja a sua carreira como o seu grande negócio: Quando o profissional enxerga dessa forma, ele se realiza e consegue ver longe onde pode chegar.


7)Seja metacompetente, ou seja, faça mais do que o necessário: Metacompetente é o profissional capaz de entregar além do esperado. É aquele que supera, que faz mais do que se espera dele. E é esse profissional que o mercado está buscando hoje. O mercado de trabalho não busca mais bons profissionais, mas boas pessoas que façam bem o seu trabalho. As qualidades humanas são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Essas qualidades potencializam a competência técnica do profissional. Por isso, o mercado de trabalho está de olho em boas pessoas.


8)Busque equilíbrio e não pense demais na hora errada: Pensar demais na hora errada traz danos à saúde. Sendo assim, o segredo do sucesso é aprender a resolver problema com hora marcada, sem se preocupar com o que ainda está por vir, e desenvolver hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, o controle quanto à ingestão de bebidas alcoólicas e freqüentes boas noites de sono. O equilíbrio emocional e físico tratam da saúde profissional e proporcionam naturalidade na busca pelo sucesso no desenvolvimento da carreira.


Bom planejamento em busca da realização dos seus sonhos!!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade