A Páscoa é uma data comemorativa muito amada pelos brasileiros, e o protagonista da ocasião costuma ser o ovo de chocolate.
O que poucos sabem é que o chocolate é uma grande ameaça para a saúde dos pets. Dessa forma, tutores de cães e gatos devem ter atenção redobrada durante a celebração.
Segundo a médica-veterinária Natália Lopes, a teobromina, substância presente no cacau (em maior concentração nos chocolates do tipo amargo e de preparo culinário), pode causar intoxicação quando consumida mesmo em pequenas quantidades.
Leia mais:
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Cambé abre cadastro para vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Cães e gatos podem ser doadores de sangue
“A teobromina é um estimulante que interrompe os processos metabólicos dos pets. Essa substância é lentamente eliminada do organismo e possui um efeito acumulativo. Assim, ingestões repetidas em quantidades menores (não tóxicas) ainda podem causar a intoxicação. Outra particularidade desta substância é que ela age no sangue do animal por até seis dias”, explica a veterinária, que é gerente de Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil.
A intoxicação por chocolates em cães e gatos pode levar a inúmeros problemas de saúde, como: vômitos e diarreias agudas, arritmias cardíacas, hiperatividade, taquicardia, espasmos musculares, hipertermia, distensão e dores abdominais, convulsões e até morte.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: