13/08/20
31º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Bem-estar animal

Férias: saiba como viajar corretamente com seu pet

As férias estão chegando, verão está se aproximando e a dúvida que não quer calar é: como viajar com seu cachorro da maneira certa? Para responder essa pergunta, A Luana Sartori, veterinária responsável pela Monello Select, dá algumas dicas para que a experiência seja agradável tanto para o tutor quanto para o bichinho.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


De acordo com Sartori, o primeiro passo é checar com o veterinário de confiança se as vacinas do animal estão todas em dias. Isso é fundamental para que a saúde do pet seja preservada, independente do destino da viagem. "Para uma adaptação sem traumas, leve objetos que o animal vá reconhecer, como seus brinquedos, sua caminha ou até mesmo aquele pano velho que ele adora”, aconselha Luana.

Uma plaquinha de identificação com nome e telefone é importante se o ambiente for novo para o pet. "Além disso, não saia sem a guia e mantenha o cão sempre perto de alguém da família”, acrescenta.

Um outro ponto importante é jamais deixar o animal solto dentro do carro ou com a cabeça para fora da janela. Além da possibilidade de se machucar, você pode ganhar uma multa de trânsito. Se a viagem for de avião, cães de menor porte podem ir na parte de cima da aeronave, na sua companhia. Para os casos de animais maiores, opte por caixas ou bolsas de transporte que sejam confortáveis. Sartori lembra que o Certificado Veterinário é um documento obrigatório para o embarque e também para as viagens de carro ou ônibus. Ele é emitido pelo seu veterinário e tem validade de 10 dias. Em viagens nacionais, aliás, você precisa apresentar também a Carteira de Vacinação do seu pet.

"Evite mudanças drásticas na rotina do pet, principalmente no caso dos felinos. Não esqueça que gatos preferem ficar no seu ambiente, mas não devem ser deixados sozinhos o tempo todo. Se não tiver um amigo ou familiar que possa ver o animal, no mínimo, de dois em dois dias, contrate uma pet sitter de confiança”, aconselha Luana. Ter um animalzinho é compensador, mas exige cuidados.

"Precisamos lembrar sempre que cães e gatos dão trabalho e necessitam de atenção constante, inclusive no período da suas férias. Antes de planejar a viagem de verão, inclua o pet nesse processo e verifique as melhores alternativas para a família toda”, indica.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Apetite caprichoso'
Alimentação: gatos não podem ficar em jejum prolongado
13 AGO 2020 às 09h51
Serviços gratuitos
São Paulo inaugura terceiro hospital veterinário público
12 AGO 2020 às 11h07
Muito comum
Dermatite atópica em cães: conheça os sintomas e saiba como tratar
12 AGO 2020 às 09h12
Assista ao vídeo!
Cachorro vê tutor comendo biscoito e sua expressão de 'pidão' viraliza na internet
11 AGO 2020 às 11h46
Cuide do seu pet!
Conheça as 5 doenças mais comuns em cachorros
11 AGO 2020 às 09h08
Campanha educativa
Dia do Protetor de Animais com muito para comemorar em Londrina
10 AGO 2020 às 20h29
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados