O Brasil registrou 218 mortes por Covid e 15.092 casos da doença, nesta segunda-feira (27). Com isso, o país chegou a 594.702 óbitos e a 21.364.489 pessoas infectadas desde o início da pandemia
Aos domingos, segundas e feriados, os dados da pandemia são menores, por atrasos de notificação nas secretarias de saúde.
A média móvel de casos voltou a crescer e agora é de 18.588, aumento de 23% em relação ao dado de duas semanas atrás. Já a média de mortes é de 524, cerca de 1% a mais do que o visto 14 dias atrás.
Leia mais:
UPA de Cambé faz parceria com hospital de São Paulo e passa a oferecer eletrocardiogramas
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Recentemente, os dados da pandemia no Brasil, principalmente o de casos, apresentaram instabilidades.
Uma atualização no sistema do Ministério da Saúde levou ao registro de milhares de casos dos últimos meses que não haviam sido contabilizados, além de outros problemas. Na última semana, a média chegou a ficar, novamente, acima de 30 mil casos por dia.
Parte da instabilidade, aparentemente, ainda continua. O Ceará, nesta segunda, registrou mais de 5.000 casos, após dias sem ou com poucos registros. Na última semana, o mesmo estado removeu mais de 12 mil casos dos seus registros. Segundo a secretaria de Saúde do estado, houve esforços nos últimos dias para "solucionar o problema de extração de dados relacionados à Covid-19" , o que acabou levando ao aumento de infecções verificado nesta segunda.
Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 24 estados e no Distrito Federal.
O Brasil registrou 1.274.474 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 468.526 primeiras doses e 742.328 segundas. Também foram registradas 1.752 doses únicas e 61.868 doses de reforço.
Ao todo, 145.005.445 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil -83.243.145 delas já receberam a segunda dose do imunizante.
Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 87.436.784 pessoas com esquema vacinal completo no país.
Com isso, 92,05% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a primeira dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 53,94% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.
Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.
A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.