Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novembro Azul

Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 nov 2019 às 08:21
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Novembro é o mês de conscientização sobre cuidados integrais com a saúde do homem. Além da saúde mental, é destacado o cuidado também com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e, principalmente, o câncer de próstata.

De acordo com Caio César Cintra, urologista do Hospital HSANP e professor na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), o câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. A doença, responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes masculinos, afeta a glândula que produz os nutrientes e fluídos que constituem o esperma, situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que, só neste ano, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O médico aponta que ao longo da vida de um homem há um crescimento natural do tamanho e da quantidade de células da próstata. Porém, este crescimento pode se descontrolar em algum momento da vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"O câncer se instala numa área qualquer da glândula e, à medida que aumenta, ocupa lentamente seus lobos, até futuramente chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais. A doença evolui de maneira silenciosa, sem nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata", afirma o urologista. Dentre os sintomas mais comuns, estão: a necessidade de urinar mais vezes no decorrer do dia, a dificuldade de urinar, a diminuição do jato de urina e até a presença sangue na urina.

Publicidade


O especialista diz que n fase avançada, quando o tratamento também já se torna mais difícil, os sintomas são piores. Além dos sintomas urinários já mencionados, provoca dor óssea, infecção generalizada ou até insuficiência renal.


"Entre os fatores de risco estão a idade (mais de 50 anos), o histórico familiar, o excesso de gordura corporal e a convivência em ambientes onde se está exposto às chamadas "aminas aromáticas”, comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de metais. Outras substâncias perigosas são o arsênio (conservante de madeira e agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas", alerta Cintra.

Para prevenir o câncer de próstata e outras doenças, o urologista recomenda que é sempre importante tomar determinados cuidados com a saúde, como: a manutenção de uma alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, deve-se fazer exames médicos completos com frequência para identificar alterações no organismo. Cintra afirma que essas são atitudes simples que promovem bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade