Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça as vantagens

Cirurgia gengival é alternativa para quem deseja um sorriso bonito

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 mar 2014 às 16:29
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pessoa pode estar insatisfeita com o sorriso sem saber apontar qual é a causa específica desse descontentamento, isso porque os dentes estão bem cuidados e esteticamente em ordem. "Em casos assim, durante o exame clínico, após análise e entrevista, frequentemente nós detectamos uma alteração gengival em um ou mais locais, que pode ser resolvida por meio de uma cirurgia", afirma Eduardo Sampaio, mestre e especialista em periodontia e implantodontia.

É fantástico observar a satisfação e a emoção de nossos clientes ao conquistarem o sorriso tão desejado. A autoestima é elevada, e consequentemente, a qualidade de vida", completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para quem e quando

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Este tipo de cirurgia é indicado para corrigir defeitos ou alterações encontradas nas gengivas, que comprometam a estética do sorriso. Também é recomendada para pacientes que apresentam sensibilidade em algum dente causada por alterações no tecido, como uma recessão (retração) gengival, por exemplo. Pacientes que serão submetidos às chamadas reabilitações orais estéticas, na maioria dos casos, necessitarão, também, de uma plástica para nivelar os tecidos gengivais, previamente à finalização das próteses dentárias, sejam elas convencionais ou implanto-suportadas.

Publicidade


Não há uma idade mínima, porém as cirurgias gengivais estéticas estão indicadas somente após a completa erupção dos dentes permanentes, que deverão estar corretamente alinhados na arcada dentária. "Realizar uma cirurgia gengival antes da completa erupção dos dentes, e/ou com os dentes desalinhados, pode comprometer o resultado final, pois, com o crescimento ósseo e/ou movimentações ortodônticas, podem ocorrer alterações e a necessidade de repetição da cirurgia. O ideal é a realização da plástica gengival no paciente adulto", aconselha o especialista.


Cuidados após o procedimento


É preciso manter repouso por, pelo menos, 24 horas após a cirurgia, com aplicação periódica de gelo no local; evitar esforço físico e exposição a fontes de calor. Algumas restrições alimentares também podem ser necessárias, dependendo de cada caso. "Um cuidado muito importante para uma boa recuperação consiste no uso de uma escova dental com cerdas megamacias, específica para higiene pós-operatória. Assim, desde os primeiros dias a higienização da região operada pode ser realizada sem traumas, o que é fundamental para uma cicatrização sem intercorrências", orienta Eduardo Sampaio.

Após aproximadamente uma semana, o paciente pode retomar seus hábitos normais de higienização, ressaltando a importância de continuar utilizando uma escova dental com uma grande quantidade de cerdas ultramacias (o uso de um modelo com cerdas médias ou duras agride os tecidos gengivais, podendo, assim, comprometer os resultados alcançados).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade