Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ministério da saúde

Estudo revela que 88% da população brasileira sofre com problemas na boca

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
16 out 2014 às 14:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diferentemente do que acontece com outras especialidades, muitas pessoas passam anos sem visitar um consultório odontológico ou pior, nunca passaram por uma consulta. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 2,5 milhões de brasileiros fazem parte desta estatística e, delas, 88% apresentam algum problema na boca e não sabem. Porém, descobrir e iniciar um tratamento é mais fácil do que se imagina.

Aliados da saúde bucal, a escova de dentes e fio dental conseguem prevenir a maior parte das doenças. "Fica por conta da escova o trabalho mais 'pesado' de limpar os dentes, língua e bochechas - que retêm os resíduos causadores da cárie e halitose - já o fio dental limpa onde a escova não alcança," explica Dr. Ricardo Ladorucki, dentista especialista em odontologia estética.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista alerta que o uso incorreto da escova pode causar lesões nas gengivas. "Não se deve escovar os dentes com força, pois as cerdas podem machucar a gengiva além de retirar o esmalte que protege os dentes. Dê preferência para escovas com cerdas macias."

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Veja 5 doenças mais frequentes e como evitá-las

Publicidade


Cárie


Causada por acúmulo de resíduos nos dentes, a cárie é a doença mais comum, atingindo cerca de 80% da população mundial. "Uma boa escovação e uso diário do fio dental impendem que as bactérias formadoras das cáries trabalhem", conta Dr. Ricardo.

Publicidade


Doença Periodontal


Causada pelas bactérias anaeróbias que vivem dentro do sulco gengival, a doença periodontal é a formação do tártaro ao redor dos dentes; uma vez dentro dos microorificios do tártaro, as bactérias se multiplicam, pois o organismo não consegue combatê-las. A doença periodontal pode causar destruição óssea e perda do dente. O tratamento mais indicado é a remoção do tártaro com ultrassom.

Publicidade


Halitose


Conhecida também como mau hálito, a doença prejudica relações pessoais e de trabalho por conta do mau cheiro vindo da boca do indivíduo. "Cuidados de higiene, especialmente com a língua, ajudam no combate ao problema. O indicado é escovar a língua com a mesma frequência que se escova os dentes."

Publicidade


Gengivite


Reprodução
Reprodução


Causada por falta de higiene adequada, a gengivite se dá pelo sangramento da gengiva decorrente do acúmulo da placa bacteriana; em casos mais graves acarreta perda dos dentes. "Nesses casos o uso do fio dental é fundamental para a higiene entre os dentes, principal fator resultante na doença."

Publicidade


Inflamação da polpa


Quando a cárie não é tratada, as bactérias entram na polpa (estrutura interna do dente) causando inflamação. "O tratamento mais indicado nesses casos é o canal que irá retirar a pressão do dente causadora de dores fortes".

O especialista alerta para as visitas regulares ao dentista. "Assim como é recomendado realizar um check-up anual, é muito importante ir ao consultório odontológico, a saúde bucal precisa ser levada a sério", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade