26/11/20
PUBLICIDADE
Confira os cuidados

Hábitos saudáveis são essenciais para a imunidade das crianças

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Diante do risco de contrair uma doença nova, como a Covid-19, é comum buscar meios de fortalecer as defesas do organismo. No caso das crianças, o sistema imunológico está em desenvolvimento. Para responder bem às ameaças, é essencial ter hábitos saudáveis e não depositar esperanças em um produto "milagroso".


Alessandra Miramontes Lima, pediatra especialista em alergia e imunologia do Hospital Infantil Sabará, explica que o sistema imunológico é dividido em duas partes: inato, que já nasce com a pessoa e não tem defesa específica para alguns vírus e bactérias, e adaptativo, que reconhece as diferentes "ameaças" e cria uma memória imunológica. O sistema adaptativo é desenvolvido conforme a criança vai crescendo.

Segundo Alessandra, a imaturidade do sistema imune infantil aliada a outros fatores, como poluição, higiene e convivência social, explicam porque as crianças ficam resfriadas com mais frequência que os adultos.

Renato Kfouri, infectologista e pediatra da Associação Paulista de Medicina, lembra que em ambientes como escolas e creches, além de contato com outras crianças, há compartilhamento de brinquedos e ambientes fechados que favorecem o contágio.

"O distanciamento reduziu não só a Covid-19, mas todas as doenças respiratórias, mostrando o papel que a convivência tem na transmissão", diz Kfouri.

Outro efeito da pandemia foi a redução da quantidade de consultas e o adiamento da vacinação por medo de sair de casa. "Atrasar o calendário vacinal pode causar, após a pandemia, uma onda de doenças que já estavam controladas", diz.

A resposta imune do recém-nascido conta com os anticorpos que a mãe adquiriu ao longo da vida, estes são transferidos na gestação e pela amamentação. "O leite materno modula o sistema imunológico da criança para o resto da vida, prevenindo alergias e infecções", destaca Kfouri.

Segundo os pediatras, as principais recomendações para manter uma boa imunidade, além do aleitamento materno, é ter alimentação saudável, a caderneta de vacinação em dia, boa prática de higiene e consultar o pediatra com frequência.

Além disso, outros hábitos que são importantes para a saúde como um todo também devem ser considerados, como sono regular, tomar sol e fazer atividade física frequente.
Larissa Teixeira - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Levantamento

Covid-19: pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país

26 NOV 2020 às 14h11
Entenda!

Apagão de dados prejudica medir exatamente quanto a Covid-19 acelerou em São Paulo

26 NOV 2020 às 10h29
Previna-se!

Crianças precisam ser vacinadas contra a pólio e as demais doenças graves

26 NOV 2020 às 10h22
Respeite o período!

Pessoas que contraíram covid-19 podem doar sangue após 30 dias

26 NOV 2020 às 10h11
Coronavírus

Mundo registra 12.785 mortes por Covid-19 em um único dia

26 NOV 2020 às 09h50
Covid-19

Pfizer começa a enviar resultados de testes da vacina à Anvisa

26 NOV 2020 às 09h44
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados