24/11/20
PUBLICIDADE
Saiba como lavar

Higienização correta das mãos é medida eficaz na prevenção do coronavírus, diz microbiologista

Medidas de prevenção estão sendo adotadas em todo o Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Com 234 casos confirmados e uma morte no Brasil, a doença é considerada altamente transmissível e oferece riscos para determinados grupos, como idosos, pacientes oncológicos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos, além de doentes crônicos, como diabéticos e hipertensos.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Segundo recomendações de Aline Stipp, farmacêutica-bioquímica, microbiologista, professora de medicina da PUC (Pontifícia Universidade Católica) e coordenadora dos cursos de farmácia e biomedicina na Unopar, as principais medidas de prevenção contra o novo coronavírus são: evitar aglomerações; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; lavar as mãos com água e sabão e/ou usar álcool em gel e manter os ambientes ventilados.

Apesar de existirem várias formas de prevenir a disseminação do vírus, a microbiologista ressalta a importância de lavar as mãos e de usar o álcool em gel. "Lavar as mãos é importante porque o sabão desestabiliza o envelope viral, ajudando na inativação dos vírus causadores da doença. Por isso, recomendamos sempre que a lavagem seja feita com água e sabão", afirma a especialista.

Quanto ao álcool, a farmacêutica diz que o correto é lavar as mãos e fazer uso do álcool em gel 70%. "É preciso lembrar que o álcool em gel deve ser aplicado sempre após a lavagem das mãos", recomenda. Entretanto, Stipp pontua que, quando não for possível fazer uso de água e sabão na lavagem das mãos, é preciso dar atenção especial ao álcool em gel.

Para que a lavagem das mão seja ainda mais eficaz na prevenção do novo coronavírus, Stipp ensina a maneira correta de realizar o processo de higienização:

• Molhe bem as mãos e siga até o pulso;

• Utilize uma quantidade abundante de sabão até cobrir toda a mão com espuma;

• Na hora de lavar, é necessário friccionar as mãos: esfregue uma na outra, bem como as palmas com os dedos entrelaçados. Esfregue o dorso da mão por completo, incluindo os dedos;

• Lembre-se de lavar as unhas com a palma da mão em formato de concha;

• Lembre-se de lavar o punho;

• Enxague com água corrente abundante - é importante não usar bacias;

• Após a lavagem, é indicado secar com uma toalha e fechar a torneira com um papel, principalmente em banheiros compartilhados;

• Depois de secas, aplique os álcool em gel nas mãos.

Assista:



Para ensinar sua filha a importância de lavar as mãos de maneira correta, Stipp preparou duas misturas: uma de água e sabão, na qual a menina faz a higienização, e outra com orégano, que representa os vírus. Ao tocar com as mãos sujas no orégano, os 'vírus' ficam grudados nos dedos da criança. Entretanto, quando ela passa a mão na mistura de água e sabão e, posteriormente, coloca-a na mistura de orégano, os 'vírus' são repelidos.

O método é uma boa maneira de ensinar as crianças a importância da higiene das mãos. Assista:



*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Caroline Knup - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim da pandemia

Boletim de Londrina cita três mortes e 54 novos casos de coronavírus

23 NOV 2020 às 18h44
Boletim da Sesa

Paraná registra 707 casos e 27 mortes pela Covid-19 nesta segunda

23 NOV 2020 às 17h14
Estudo clínico

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

23 NOV 2020 às 16h44
Pandemia no mundo

É relatado novo caso de reinfecção de Covid-19 na Coreia do Sul

23 NOV 2020 às 11h40
Tome cuidado!

Objeto pendurado em sacada ou janela pode causar acidente

23 NOV 2020 às 11h04
Revela estudo

Obesidade pode agravar câncer de mama

23 NOV 2020 às 10h16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados