Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exposição a telas

Responsáveis devem cuidar dos olhos das crianças na pandemia

Larissa Teixeira - Folhapress
25 ago 2020 às 10:20
- Reprodução/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus levou à suspensão de aulas presenciais e a recomendação para ficar em casa. Com isso, é importante que os responsáveis fiquem atentos à rotina das crianças. Quando o assunto é saúde dos olhos, é essencial orientar e adotar medidas que previnam desconfortos e eventuais danos oculares.


"Queixas de dor de cabeça e cansaço visual aumentaram muito na pandemia", afirma Maira Saad de Ávila Morales, presidente do Departamento Científico de Oftalmologia da APM (Associação Paulista de Medicina). Ela tem visto crianças relatarem esses desconfortos pelo excesso do uso de telas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a oftalmologista, a rotina em casa, com longos períodos usando aparelhos eletrônicos –celular, computador e TV–, pode causar cansaço visual, sintomas de olho seco e desenvolvimento de miopia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Pedro Carricondo, diretor da emergência da oftalmologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, explica que o ressecamento dos olhos pode gerar sensação de areia e ardor. Este incômodo costuma desaparecer ao interromper a condição que estava causando isso, como parar de utilizar a tela ou sair de ambiente seco. Também é possível utilizar colírio, que age como uma lágrima artificial, para lubrificar o olho. "Se o sintoma não desaparecer, tem algo anormal e merece uma avaliação oftalmológica."

Os médicos comentam que há estudos relacionando o uso por longos períodos de telas muito próximas do rosto ao desenvolvimento de miopia, quando a pessoa tem dificuldade para enxergar de longe.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade