Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Muitas pessoas atingidas

Você sabe o que é Diabesidade? Saiba tudo sobre essa doença

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 out 2016 às 14:37
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O termo Diabesidade é utilizado para referir-se a perigosa junção de duas doenças já conhecidas: diabetes e obesidade. Embora a terminologia seja recente, criada há cerca uma década por epidemiologistas, dezenas de milhões de pessoas no mundo são atingidas pelas duas doenças.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso. A obesidade é considerada porta de entrada para uma série de doenças como o próprio diabetes, hipertensão e câncer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa da PNS indica ainda que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros o que corresponde a 6,2% da população adulta. As mulheres (7%) apresentaram maior proporção da doença do que os homens (5,4%) – 5,4 milhões de mulheres contra 3,6 milhões de homens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


A perigosa soma de diabetes e obesidade pode acarretar riscos de saúde ainda maiores para os diabesos, pessoas acometidas pelas duas doenças. "Tratar obesidade significa prevenir dezenas de doenças", enfatiza o endocrinologista Flávio Cadegiani, especialista em obesidade e emagrecimento.


Para o médico, as instituições de saúde devem reestruturar a forma como é realizado o tratamento de obesidade e diabetes. "A ausência de política pública adequada para tratamento clínico de é um dos argumentos que permitem o rápido aumento do número de pessoas obesas. Precisamos de ações mais efetivas e incisivas sobre estes problemas", observa Cadegiani.

O endocrinologista explica que o atendimento às pessoas com estas patologias deve ser incisivo e intenso. "Para prevenir complicações como infarto, derrame, cânceres, doenças pulmonares, problemas no fígado e dezenas de outras doenças, o diabeso precisa de condutas e tratamentos mais intensos e metas mais audaciosas de parâmetros clínicos como peso, circunferência
abdominal; e laboratoriais, exames de fígado, colesterol e açúcar".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade