Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como

Água pode contaminar lentes de contato

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 ago 2015 às 15:23

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por ser mais confortável e de fácil manuseio, o uso da lente de contato está cada vez mais comum entre jovens e adultos. Porém, é preciso ficar atento às suas indicações de troca, uso e limpeza.

Existem diversas lentes gelatinosas no mercado e cada uma tem sua recomendação específica. Em alguns casos, por exemplo, é indicada troca diária, semanal, quinzenal ou mensal, explica Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, é fundamental que, mesmo ao ser aconselhada a troca mensal da lente, o paciente retire uma vez por semana para limpeza. A limpeza semanal diminui os riscos de infecção, afirma e lembra que a limpeza das lentes devem ocorrer antes e após o seu uso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


De acordo com a oftalmologista, a lavagem deve ser feita somente com produtos específicos para cada lente e jamais com água. O risco de contaminação e infecção ocular que o paciente corre ao limpar a lente com água é enorme!

Publicidade


Cada tipo de lente de contato possui um produto exclusivo para a higiene, justamente por serem feitas com materiais diferentes, alerta. A água utilizada, diz a médica, pode ter bactérias ou amebas e protozoários, que podem acarretar uma infecção ocular grave. Outros dois produtos que não devem ser utilizados são o soro fisiológico e o xampu infantil.


Ao usar produtos não recomendados, o paciente está mais propenso a desenvolver doenças oftalmológicas, como o depósito de proteínas, gorduras, resíduos ou a contaminação por bactérias, amebas ou protozoários, como a Acanthamoeba.

Publicidade


As infecções nas córneas causadas por micro-organismos são, em sua grande maioria, muito dolorosas e de difícil e longo tratamento. Elas também podem ocasionar perfuração ocular, necessitando de um transplante corneano ou, em alguns casos, causar a perda da visão, afirma a oftalmologista.


Para que não haja problemas, a médica apresenta outras dicas para o cuidado com as lentes de contato:

Publicidade


- O estojo de armazenagem das lentes de contato deve ser trocado a cada três meses e higienizado uma vez por semana, utilizando água corrente e uma escova de dentes específica para esse fim. A parte interna do estojo deve ser enxugada com o produto de higiene da lente de contato e deixada secar ao ar livre;


- O líquido do estojo em que a lente de contato fica repousando durante a noite deve ser descartado e trocado diariamente nunca reaproveitado;

- Sempre higienize adequadamente as mãos antes de colocar ou tirar as lentes de contato. Unhas compridas podem dificultar o manuseio das lentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo