Pesquisadores da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) estão desenvolvendo um aparelho que mede o nível de açúcar no sangue sem a necessidade de o paciente furar o dedo. A técnica promete ajudar as pessoas que precisam conferir o nível de glicemia por até três vezes ao dia. Atualmente, essa medição é feita com a incômoda picadinha no dedo.
O aparelho está sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de Engenharia Eletrônica da universidade. De acordo com o professor Flávio Maurício de Souza, o equipamento é capaz de medir sinais do organismo que identificam o nível de glicemia no sangue.
O aparelho calcula o nível de açúcar no sangue a partir da observação da quantidade de calor, do fornecimento de oxigênio local e da concentração de glicose. "Os dados dos pacientes são coletados por meio de sensores e processados para se obter o nível de glicose continuamente do paciente", disse.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Para a leitura dos dados, os pesquisadores desenvolveram um software em que os gráficos representativos dos resultados podem ser facilmente visualizados na tela de um computador ou de um monitor (com site R7).