Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prisão de ventre

Alimentação funcional no combate do intestino preguiçoso

Redação Bonde
20 dez 2010 às 16:47

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecido popularmente como prisão de ventre, o intestino preso atormenta boa parte da população, que ignora a necessidade de ir ao banheiro, não tem uma alimentação equilibrada e apela para os laxantes no dia-a-dia. Para que o órgão funcione bem é preciso ter disciplina e dieta rica em fibras.

O intestino é composto por milhões de bactérias, dentre as benéficas estão principalmente os lactobacilos e as bifidobactérias, já as prejudiciais são constituídas pelas enterobactérias e o clostridium, por exemplo. Quando ocorre um desequilíbrio neste ecossistema provocado por falhas no mecanismo de defesa, uso frequente de antibióticos ou dietas desbalanceadas, as bactérias benéficas ficam em menor número e, consequentemente, ocorre um aumento das bactérias prejudiciais que atrapalham o bom funcionamento do intestino. Isto pode causar diversos problemas, dentre eles diarréia/constipação, baixa da imunidade e infecções. Com a intenção de resolver o problema, muitos apelam para a automedicação que pode causar inflamação na mucosa do intestino e agravar ainda mais a situação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para evitar tudo isso, é preciso multiplicar o número de bactérias benéficas e beber muita água. "Esse aumento de bactérias 'do bem' pode ser conseguido por meio do consumo de fibras prebióticas que funcionam como um substrato para o crescimento de gêneros como os lactobacillus e bifidobactérias", explica a Dra. Andrea Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa da Sanavita.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Ela e sua equipe desenvolveram o Regulare Fibras®, um alimento em pó composto por um mix exclusivo de fibras prebióticas que ajuda no bom funcionamento do intestino. "O alimento combina inulina, polidextrose e oligofrutose (FOS) de forma equilibrada. Essas fibras solúveis funcionam como alimento para as bactérias benéficas que vivem em nosso intestino, que se multiplicam e promovem vários benefícios para esse órgão", diz a especialista.


Cada porção de 5g do alimento produzido pela Sanavita, contém cerca de 4,6g de fibras. Como tem a aparência de um pó branco bem fininho, o produto pode ser incorporado na dieta ou misturado em água, sucos, leite, pois não altera o sabor e a cor dos alimentos. De acordo com Andrea, não há contraindicação para o uso do alimento. "O ideal é iniciar com uma porção ao dia, e se necessário, progredir até 2 a 3 porções. Em crianças, a partir de 2 anos, recomendamos que no início seja utilizado meia porção, progredindo com até uma porção ao dia", finaliza.

Se após as mudanças na rotina e alimentação o problema não for solucionado, é preciso procurar um médico. A constipação pode ser sintoma de doenças como câncer de intestino, diabetes, problemas de tireóide, depressão e síndrome de intestino irritável (SII), que afeta cerca de 1,5 milhão de brasileiros (com Máxima Assessoria de Imprensa).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo