Hoje em dia, com mais informações, é fácil evitar uma gravidez indesejável. Para isso, preservativos, o DIU, dentre outros métodos de proteção estão à disposição. Todos podem ter acesso a eles de forma gratuita ou barata. Mesmo que ela cause alguns efeitos colaterais, a pílula anticoncepcional é outra forma eficaz de contracepção. Mas será que todas as mulheres sabem como tomá-lá?
Um dos métodos contraceptivos mais populares no mundo e o mercado farmacêutico oferece uma série de produtos, visando a oferecer mais comodidade à mulher.
Porém, para evitar surpresas, ela deve ser administrada com cuidado, garantindo seu uso de forma correta.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Nem todas as pílulas anticoncepcionais possuem a mesma composição, por isso, recomenda-se visitar o (a) ginecologista antes de comprar o medicamento. Cada mulher possui um organismo diferente e só o médico quem poderá decidir qual pílula é a melhor para cada pessoa.
Confira dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente.
1. O produto ideal
A diversidade de produtos permite que a mulher escolha o medicamento que melhor se adapte ao seu organismo. Alguns podem ser muito fortes, causando efeitos colaterais como dores de estômago ou náuseas. Já outros são tão fracos que permitem escapes da menstruação.
O ideal é conversar com seu médico ginecologista para que ele possa lhe orientar sobre o produto certo. Caso houver desconfortos, é importante reportar ao especialista, podendo haver a troca de marca ou de tipo de método contraceptivo.
2. O início
O uso do anticoncepcional deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual. As cartelas costumam indicar os dias da semana, contribuindo para que você controle as pílulas ingeridas. Comece a cartela conforme o dia e continue o ciclo seguindo a indicação das setas.
3. Atenção ao horário
Quando você começa a tomar o anticoncepcional, deve fazer isso diariamente, preferencialmente no mesmo horário. Uma dica é programar o uso para logo após o café da manhã. Assim, você poderá tomá-lo ao longo do dia, caso esqueça. Vale, ainda, usar os lembretes do celular. O ideal é criar o hábito diário para você garantir a eficácia do medicamento.
4. Fim da cartela
Ao longo do ciclo menstrual, você deve tomar os compridos um a um, diariamente. O fim do processo depende do tipo de anticoncepcional que você estiver tomando. Alguns oferecem compridos para os dias da menstruação, já outros trabalham com a pausa, que pode variar entre quatro e sete dias.
5. Pode emendar?
Muitas mulheres têm dúvidas sobre o uso contínuo da pílula anticoncepcional. Especialistas afirmam que a pausa é opcional e que as mulheres podem, sim, começar uma nova cartela sem menstruar. É importante discutir essa possibilidade com o seu médico para que ele lhe oriente sobre os prós e contras dessa dinâmica.
(com informações do site Vivo Mais Saudável)