Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tratamento

Aromaterapia pode ajudar com as infecções de verão

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 fev 2013 às 14:52

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Verão é tempo de férias, tranquilidade e liberdade. Com menos compromissos na agenda, divertir-se é mais fácil e mais gostoso. Mas é preciso ter cuidado para que alguns probleminhas típicos da estação não estraguem o momento. É o caso das infecções, que podem ser causadas por vírus ou bactérias. No verão, fica-se exposto a mais umidade – seja porque o tempo é mais úmido, seja porque são frequentes as idas às praias e piscinas – e isso favorece o aumento do problema.

Alguns cuidados básicos, como não ficar com o maiô ou o biquíni molhado o dia todo, podem ajudar a prevenir os problemas. Mas, às vezes eles são inevitáveis. Para ajudar a tratar algumas infecções é possível recorrer à ajuda da Aromaterapia. "Óleos Essenciais, os principais produtos dessa ciência chamada de Aromaterapia, são as substâncias extraídas das plantasque podem ser usadas com fins terapêuticos", explica aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf. "A Aromaterapia é uma ciência que estuda os aromas e usa os óleos essenciais e vegetais puros para ajudar a resolver alguns problemas de maneira mais natural", completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A seguir, Sâmia indica como usar óleos essenciais para tratar algumas infecções freqüentes do verão:

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Micose

Publicidade


Causada por fungos – que se proliferam mais rapidamente em ambientes úmidos e quentes –, atinge unhas e a pele. Quando são superficiais, alimentam-se da queratina, substância existente em ambos os casos. O contágio pode acontecer em piscinas, banheiros coletivos ou vestiários. Para tratar das micoses em casa, basta pingar uma gota de antibactericida em cada unha. Depois, massageie suavemente. Para a assepsia dos pés, pingue uma gota do mesmo óleo em uma bolinha de algodão e massageie os pés.


Cistite

Publicidade


Infecção na bexiga, muito comum em mulheres, principalmente entre 20 e 50 anos, além de idosas. Os sintomas incluem pressão na parte baixa da bacia, dor ao urinar, necessidade frequente de fazê-lo e alterações no aspecto da urina (cor / odor). "Mais de 85% dos casos de cistite são causados por Escherichia coli, uma bactéria do trato intestinal inferior", informa Sâmia. Para prevenir o problema, ela indica beber muita água e ter sempre a bexiga esvaziada. Mas, se a cistite chegar, a aromaterapeuta recomenda fazer banhos de assento com Óleo Essencial de Tomilho, que tem propriedades antibacterianas e diuréticas. "Encha com água morna uma bacia grande o suficiente para sentar-se com a parte inferior do corpo ao nível do quadril. Adicione 5 a 7 gotas de óleo essencial. Sente-se e permaneça por 10 a 15 minutos. Repita o banho duas ou três vezes por dia", ensina.


Herpes

Pode ser causada por dois tipos diferentes de vírus. "O tipo 1 causa erupções e feridas ao redor da boca, especialmente quando a imunidade está mais baixa ou quando a pessoa está passando por um forte estresse", explica a aromaterapeuta. Já o vírus tipo 2 é transmitido por contato sexual e causa úlceras e feridas genitais. Para aliviar o desconforto da herpes genital, Sâmia indica, duas vezes ao dia, um banho de assento feito com água morna e uma sinergia especial, à base de Óleo Vegetal de Jojoba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo