Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Só estética?

Aumento das aréolas provoca incômodo estético

Redação Bonde
22 out 2010 às 16:03

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tanto homens quanto mulheres podem apresentar aréolas muito aumentadas, gerando-lhes incômodos estéticos. Em geral, os homens se queixam do fato de que a aréola chama muito a atenção das pessoas. No homem, o distúrbio está comumente associado à presença de outra alteração que é a ginecomastia ou a pseudoginecomastia.

"Já as mulheres reclamam que antes da gravidez, as aréolas apresentavam tamanho normal ou regular e, após esse evento, apresentaram grande aumento devido à ação hormonal. Outras, mesmo na adolescência já apresentam crescimento exagerado das aréolas devido a uma característica individual ou secundária a uma hipertrofia mamária virginal", explica o cirurgião plástico, Ruben Penteado, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para corrigir o incômodo estético é possível buscar uma cirurgia de redução do diâmetro das aréolas. Para que o procedimento cirúrgico se realize são realizadas incisões para ressecção de tecido excedente e posterior sutura e aproximação das bordas. A cicatriz resultante é circular em torno da aréola que foi reduzida. Outras cicatrizes dependerão da associação ou não de técnicas de mastoplastia, conforme a técnica utilizada em cada caso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


"As mulheres que se submetem ao procedimento de mastoplastia redutora automaticamente podem corrigir esta alteração, bem como equilibrar eventuais assimetrias do diâmetro ou de altura do CAM, complexo aréolo-mamilar", diz Penteado, que dirige o Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.


Além de diminuir, é possível também expandir uma aréola pequena; mas, existe o risco de alargamento da cicatriz à sua volta. "Em muitos casos, a colocação da prótese, por si mesma, pode levar ao aumento da circunferência das aréolas", explica o cirurgião plástico. No entanto, quem tem constitucionalmente aréolas pequenas não deve fazer enxerto para aumentá-las, pois a cicatriz e a diferença de textura da pele serão evidentes.

Já nos casos de mastectomia é necessário fazer a reconstrução total de aréolas com o uso de enxerto de pele, reconstruindo-se conjuntamente o mamilo. "Para estas pacientes, posteriormente à reparação cirúrgica, poderá ser feita uma complementação desta cirurgia por meio da micro-pigmentação para disfarçar alguma cicatriz. Nos casos de reconstrução da áerola, devido às patologias mais sérias sofridas, a visão da paciente é outra e as técnicas reparadoras podem ser utilizadas com mais sucesso", observa Ruben Penteado (com MW-Consultoria de Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo