Todo mundo sabe que um cálice de vinho por dia faz bem para a saúde. Agora, graças a um grupo de pesquisadores espanhóis, aqueles que gostam de uma cervejinha ganharam o mesmo argumento para beber uma gelada: a cerveja faz bem à saúde se tomada com moderação.
O estudo comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne a hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.
"Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral", destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Os especialistas ainda afirmam que a culpa pela famosa barriga não é da cerveja e sim dos aperitivos consumidos junto à bebida.
O estudo foi realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos e indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.
(Com informações veja)