Foi lançada em todo o estado nesta segunda-feira (1) a campanha Outubro Rosa, para conscientização e prevenção do câncer de mama no Paraná. O governo do estado, em parceria com empresas privadas, a Associação Comercial do Paraná (ACP) e prefeituras municipais, realiza, além dos eventos de lançamento, blitz educativas e distribuição de panfletos com orientações.
Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde espera um aumento na procura para a realização da mamografia, o exame que detecta a existência ou não de alguma doença mamária. As mulheres de 50 anos ou mais, segundo a secretaria, são convidadas a fazer o exame junto com outros nas unidades básicas de saúde – onde ocorre o agendamento.
As clínicas e hospitais públicos recebem as pacientes e realizam os exames necessários. Com o resultado em mãos, as pacientes podem levar para o ginecologista, que orienta a mulher caso algum problema seja constatado.
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Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, com a campanha será intensificado o convite feito às mulheres dentro das unidades de saúde, tanto com as equipes médicas como nas salas de espera das Unidades de Saúde da capital.
A campanha vai permanecer durante todo o mês, de acordo com calendário estabelecido por prefeituras e empresas.
O Outubro Rosa foi lançado nos Estados Unidos na década de 1970. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano são diagnosticados três mil novos casos de câncer de mama no Paraná e 700 mulheres morrem a cada ano no estado por causa da doença.