Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Câncer de ovário avança de modo "silencioso" e atrapalha tratamento

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 jul 2014 às 16:51

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todos os momentos da vida as mulheres devem se preocupar com a saúde. Porém, existe uma doença que reforça ainda mais a necessidade de tornar as visitas ao ginecologista um hábito. Segundo um levantamento do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), sete em cada 10 mulheres chegam ao hospital com o câncer de ovário em estágio avançado, o que pode comprometer o sucesso de um tratamento.

Isso acontece pois os sintomas são muito sutis, como o inchaço abdominal, a menstruação irregular e a indigestão. "O câncer de ovário infelizmente é uma doença silenciosa, em que 75% dos casos diagnosticados já estão em estágio avançado. Apenas 10% deles apresentam componente genético hereditário", declara Gilberto Nagahama, Ginecologista do Hospital San Paolo- centro hospitalar de alta complexidade, localizado na zona norte de São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Inca(Instituto Nacional de Câncer), aproximadamente 6.000 novos casos de mulheres com esse tipo de câncer são esperados neste ano no Brasil. O índice de mortalidade do câncer de ovário chega a 50%, maior número entre os tumores ginecológicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


"A visita ao ginecologista anualmente ainda é o melhor método para descoberta precoce da doença, o que melhora as chances de cura. Outros fatores que diminuem o risco são: alimentação saudável, não tabagismo e atividades físicas", afirmou o médico. O Gilberto acrescenta também que o uso de anticoncepcionais atua como um fator protetor do câncer.

Publicidade


Apesar de acontecer com maior incidência em pacientes que estão passando pela menopausa, a enfermidade pode se manifestar em qualquer faixa etária em que os ovários estejam em atividade. Por isso, desde cedo a visita médica é um aliado importante na vida de qualquer mulher, já que a identificação precoce da doença é um desafio na área médica.


"Ainda não existe método totalmente eficaz no diagnóstico de câncer precoce de ovário e os pesquisadores do mundo inteiro estão em busca de marcadores sanguíneos que possam identificar a presença de tumor precocemente", completa Nagahama.


Fique atenta - Confira abaixo outros sintomas que não estão exclusivamente atrelados ao câncer de ovário, mas podem se manifestar com a doença:

• Aumento excessivo de pelos
• Aumento na frequência ou urgência urinária
• Aumento de gases
• Indigestão
• Falta de apetite
• Náusea e vômitos
• Sensação de peso na pélvis
• Abdômen ou barriga inchados
• Dor nas costas inexplicável, que piora com o tempo
• Sangramento vaginal
• Desconforto vago no baixo abdome
• Ganho ou perda de peso
• Constipação
• Ciclos menstruais anormais


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo