Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Como enfrentar a obesidade infantil?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 mar 2013 às 15:38

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A obesidade infantil é um problema real no Brasil: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. Levando em conta o aumento exacerbado de crianças obesas, o governo está trabalhando em diversas frentes para conscientização sobre a doença, que muitas vezes é subestimada e merece atenção de toda a sociedade em prol das crianças, ajudando-as a serem mais saudáveis e perderem peso de maneira sadia.

Um ponto importante na vida da criançada é a escola. Neste lugar passam boa parte do dia e estreitam laços com diversas pessoas, que podem influenciar na perda de peso ou no agravo da obesidade. "Apesar de muita orientação, os alunos obesos sentem bastante vergonha, às vezes até sofrem com apelidos maldosos", explica a coordenadora de um curso de Pedagogia, Miriam de Aquino. "A escola pode cooperar para que não ocorra o isolamento social da criança e trazer discussões de especialistas para diminuir a incidência nos vários ambientes em que acontece ou pode acontecer. Também é válido desenvolver projetos de enfrentamento à violência por meio de práticas esportivas, arte, teatro e música, além de palestras com os pais e as crianças. Aumentar a prática de exercícios físicos é fundamental, bem como a ampliação dos espaços apropriados para atividades ao ar livre", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o docente de Educação Física, Rudimar de Freitas, o profissional dessa área tem uma participação importantíssima na perda de peso. "As aulas de educação física nas escolas oferecem oportunidades para que crianças e adolescentes participem de diferentes atividades motoras, contribuindo na promoção da saúde, no crescimento e desenvolvimento e, principalmente, na questão da obesidade", esclarece. O principal é que essas atividades dêem prazer aos pequenos e respeitem a faixa etária. Para as crianças acima do peso, são recomendados exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta, natação, dança e hidroginástica. Dentre os benefícios proporcionados por essas atividades estão: melhora na saude cardiovascular; modificações na composição corporal, mantendo ou aumentando a massa magra; aumento da força e resistência muscular e redução da ansiedade, além de contribuir para o bem-estar psicológico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


O tratamento psicológico é essencial para que corpo e mente estejam alinhados neste processo. "No trabalho clínico com crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, observo que a ansiedade e a depressão, assim como a culpa, a solidão ou a frustração, estão associadas à acentuada procura pelo alimento como gratificação ou como forma de compensação e entorpecimento das emoções. Esses pacientes buscam compensar, por meio da alimentação, as frequentes inseguranças e frustrações", relata a docente de Psicologia, Daniela Landim. "O trabalho do psicanalista ou psicólogo clínico consiste em compreender e atuar nos aspectos emocionais que levam à alimentação compulsiva; intervir frente à ansiedade manifesta e à depressão; desenvolver estratégias de integração do paciente no contexto social a que pertence; orientar familiares e escola em como lidar com as dificuldades apresentadas pela criança, favorecendo a recuperação da autoimagem e autoestima", acrescenta a profissional.

Publicidade


O acompanhamento médico também é essencial. "Após constatado que a criança está com excesso de peso, deve-se procurar clinicamente e laboratorialmente alterações que possam sugerir alguma doença que levou à obesidade ou se é um caso de obesidade exógena, ou seja, aquela associada a erro alimentar e sedentarismo, que é o tipo mais comum", esclarece o professor da disciplina de Pediatria, Marcelo Muller de Arruda. É muito importante afastar as doenças relacionadas: hipertensão arterial, diabetes e problemas relacionados a colesterol e ácido úrico. Recomenda-se consultas a cada 1 ou 2 meses, para aferições de peso, estatura, IMC e pressão arterial, bem como reorientações pertinentes ao caso. "O tratamento da obesidade não deve ser encarado pelos pacientes apenas como aspecto estético, e sim como um problema de saúde, visto que as complicações são sérias e requerem tratamentos longos e, muitas vezes, contínuos."


A alimentação também exerce significativa influência no tratamento. "É preciso que haja uma intervenção precoce a fim de evitar o ganho de peso e, consequentemente, o aparecimento de doenças associadas à obesidade. Esse tratamento baseia-se, principalmente, na mudança do estilo de vida não só da criança, mas de toda a família", diz a nutricionista Aline Tibúrcio. Um acompanhamento interdisciplinar e o engajamento da criança são importantes para que o tratamento seja um sucesso. Abaixo seguem algumas receitas nutritivas recomendadas pela nutricionista para ajudar as crianças a trocarem as guloseimas calóricas por opções benéficas à saúde.

Publicidade


Hambúrguer caseiro de carne moída


- 500g de carne moída.
-Farinha de quinoa e farinha de banana verde para dar consistência (cuidado para não colocar muito, pois pode ficar quebradiço).
- Cheiro verde, cebola e tomate à gosto.

Publicidade


Em uma tigela misture todos os ingredientes. Fazer o formato o hambúrguer na palma da mão. Colocar em uma panela antiaderente com uma quantidade mínima de óleo. Deixar dourar os dois lados. Montar o hambúrguer com salada de alface, tomate picado, cenoura ralada e 2 fatias de pão integral.


Bolo de beterraba

Publicidade


- 2 ovos
- 1 beterraba crua em cubinhos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento químico
-¼ de xícara de óleo de canola
- Suco de 1 laranja


Bater no liquidificador a beterraba, o óleo, o suco de laranja e os ovos. Despejar essa mistura em um recipiente e acrescentar o açúcar, a farinha e o fermento. Misturar tudo muito bem e colocar em forma untada e leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 20 minutos.

Publicidade


Refrigerante de laranja natural


- 2 cenouras médias
- Suco de 1 laranja
- Suco de 1 limão
- 1 litro de água
- Açúcar a gosto

Liquidificar a cenoura em 1 litro de água e passar na peneira. Adicionar o suco da laranja e o suco de limão ao suco de cenoura. Adicionar o açúcar e servir gelado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo