Quando convidamos um amigo para sair e comer, logo vem à cabeça porções gordurosas como batata frita, calabresa e pastéis, certo? Por mais saborosos que sejam, estes alimentos são muito prejudiciais à saúde do coração.
A nutricionista Paula Vasconcelos, em entrevista ao site UOL, lista os maiores inimigos do coração. Confira!
1- Gordura Trans
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A gordura trans, que é sintetizada durante a conversão dos óleos vegetais do estado líquido para o sólido, promove a diminuição do HDL (bom colesterol) e ao aumento do LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Estes afetam os vasos sanguíneos e inflama os mesmos podendo provocar acidente vascular cerebral (AVC) e acúmulo de gordura abdominal. Por exemplo, salgadinhos, batata frita, biscoitos recheados, sorvete, bolachas e alimentos congelados.
2- Açúcar
Presente na grande maioria dos alimentos, inclusive nos salgados, o açúcar, em grande quantidade, provoca hiperglicemia (aumento das taxas de glicose o sangue) e eleva a quantidade de radicais livres no sangue, que agride as paredes dos vasos sanguíneos. As principais fontes de açúcar são bolos e doces em geral.
3- Gordura saturada
Encontrada principalmente em alimentos de origem animal, a gordura saturada aumenta os níveis do mau colesterol e pressão arterial, levando à arterosclerose (processo degenerativo normal que acompanha o envelhecimento) e gordura abdominal. Encontrada em embutidos como salsichas, mortadelas,salames, presuntos e linguiça.
4 -Nitritos e nitratos
São, nada mais, nada menos, que os conservantes que prolongam a vida dos alimentos. As principais fontes são os embutidos.
5- Sal
Em pequenas quantidades, o cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, é benéfico para a saúde por prevenir a deficiência de iodo que causa alterações na tireoide. Em excesso, ele causa problemas nos rins. Exemplos são alimentos industrializados, processados e em conserva.
6- Óleos vegetais
Em estado normal, como o azeite de cozinha que colocamos nas saladas, os óleos são benéficos à saúde. Mas quando superaquecidos, eles alteram a estrutura dos ácidos graxos, tornando-se prejudiciais. Dessa forma, elevam os níveis de colesterol ruim e radicais livres danificando os tecidos. Frituras em geral contém grande quantidade de óleo e devem ser evitadas.
(com informações do site UOL)